segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Papa: Tradições de Natal são «ilhas de fé» para a alma frente ao consumismo

Ao receber ontem pela tarde a um grupo de fiéis da região alemã da Bavária com quem compartilhou um encontro cultural sobre o Advento, o Papa Bento XVI explicou que as autênticas tradições de Natal se convertem em «ilhas de fé» para a alma em meio de um tempo cheio de actividade desenfreada e excessivo consumismo.

Na Sala Clementina, uma emissora bávara ofereceu ao Santo Padre um encontro cultural sob o titulo «Advento e Natal nos Alpes Bávaros», que começou com a projecção do documentário «O céu na Terra» de Sigrid Esslinger, que mostra o clima espiritual do tempo de Advento na terra natal do Papa. Logo, o Ensemble e o Coro Montini interpretaram o Oratório Natalício dos Alpes.

A Rádio Vaticano informou que, em alemão, Bento XVI explicou que na Bavária o Advento é chamado «tempo silencioso», porque a natureza faz uma pausa; a terra está coberta de neve, não se pode trabalhar o campo, e todos estão necessariamente em suas casas.

Nesse ambiente natural, prosseguiu o Papa, o silêncio do lar faz-se, pela fé, espera do Senhor, alegria de sua presença. E assim surgem as melodias, as tradições que como hoje um pouco fazem «o céu presente na terra».

Seguidamente o Santo Padre advertiu que «hoje o Advento é –com frequência– justamente o contrário: tempo de desenfreada actividade, compra-se, vende-se, faz-se preparativos de Natal, das grandes refeições, etc.».

«Mas como viram, as tradições populares da fé não desapareceram, mais ainda, foram renovadas, aprofundadas, actualizadas. E assim criam ilhas para a alma, ilhas do silêncio, ilhas da fé, ilhas para o Senhor, em nosso tempo, e isto me parece muito importante», indicou.

O Papa aproveitou também para felicitar o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, ontem foi seu aniversário, e agradeceu em particular a todos aqueles que nas famílias e nas Igrejas fazem presente a realidade da fé em suas casas nestes tempos.

«Esperamos – concluiu Bento XVI– que também em futuro esta força da fé, sua visibilidade, permaneça e ajude a sair adiante, como o Advento quer, em direcção ao Senhor».

Sem comentários: