sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ordinariato para ex-anglicanos a ser criado nos EUA

O Cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, anunciou segunda-feira que será erigido nos Estados Unidos um novo Ordinariato para ex-anglicanos. O Ordinariato será estabelecido em 1 de Janeiro de 2012.

Dom Donald Wuerl informou também à Rádio Vaticano que conforme as disposições da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, de Bento XVI, no mesmo dia do seu estabelecimento será nomeado o primeiro ordinário. O anúncio foi feito no âmbito da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), que se desenvolve esta semana em Baltimore.

No seu discurso, o arcebispo informou que a Congregação para a Doutrina da Fé recebeu um total de 67 expedientes de clérigos anglicanos que querem ser ordenados sacerdotes na Igreja Católica.

Deles, 35 já receberam o «nihil obstat» do Dicastério romano, o que lhes permite passar à segunda etapa, que inclui a verificação de antecedentes penais, a avaliação psicológica e a obtenção de um «votum» do bispo católico de onde o candidato reside e de sua autoridade eclesiástica anglicana, se possível.

O Cardeal Wuerl explicou também aos bispos reunidos em Baltimore que «se novo o Ordinário for casado, poderá ser ordenado sacerdote, mas não bispo».

Ele deu também outras indicações, afirmando que a ordenação de sacerdotes do Ordinariato deverá ser realizada por «um de nós».

Portanto, dado que os ex-anglicanos que se converterem em sacerdotes católicos «viverão e servirão em uma de nossas Dioceses, apesar de pertencerem ao Ordinariato, espero que cada um de nós se ofereça para ordená-los», ressaltou o arcebispo.

Sem comentários: