Na nota titulada "Golo espiritual de um astro do futebol holandês", o jornalista Mariano da Vedia sustenta que Sneijder "chegou totalmente renovado" ao torneio mundial. "No fim de Maio converteu-se ao catolicismo e baptizou-e numa capela de Milão, próxima à cidade desportiva do Inter, onde o brilhante jogador de futebol não se cansa de ganhar títulos. Influiu nessa decisão sua namorada, Yolanthe Cabau, com quem tomou a decisão de se casar pela Igreja logo depois do Mundial. Também o motivou a sua amizade com Javier Zanetti, companheiro no Inter, capitão e católico praticante, que ficou sem Mundial, mas celebrou o seu baptismo tanto como os campeonatos que este ano ambos conquistaram na Itália e na Europa".
Segundo o jornal, Sneijder declarou que foi "à Missa uma vez com os meus companheiros e senti uma força e uma confiança que me impactaram" por isso seguiu as aulas de catecismo para adultos com o capelão da Inter.
"Já na África do Sul, explicou que reza todos os dias e aos domingos vai à missa e comunga com o Yolanthe, que lhe deu de presente um terço que ele traz sempre ao pescoço. 'A fé me dá forças. Às vezes as minhas convicções mantêm-me firme e enchem-me de determinação. Todos os dias rezo o Pai Nosso com ela. Procuro sempre, antes de começar as partidas, um canto para rezar'", acrescenta o jogador de futebol.
Em declarações reunidas pelos meios de comunicação ingleses, o jogador holandês afirmou que "sempre fui um crente, mas nunca fui católico. Ela é totalmente católica, foi baptizada fez sua primeira comunhão e tudo mais".
"Eu decidi ler e conversar mais com ela sobre isto (referindo-se ao catolicismo). Conversei com vários jogadores e com o sacerdote do clube e decidi fazer parte da religião católica".