terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Papa: antes de poder falar de Deus
e com Deus temos que escutá-lo


Nas suas palavras prévias à oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI mencionou que o Evangelho de hoje, «nos convida a perguntar-nos sobre a nossa capacidade de escuta». «Antes de poder falar de Deus e com Deus, é preciso escutá-Lo».

O Santo Padre revelou que «a liturgia da Igreja é a ‘escola’ desta escuta do Senhor que nos fala».

O Evangelho de hoje, mencionou o Papa, «apresenta-nos Jesus que «com o poder do Espírito» ia aos Sábados à sinagoga de Nazaré» onde «se levantou para ler uma passagem do profeta Isaías que principia assim: «o Espírito do Senhor Deus repousa sobre mim, / porque o Senhor consagrou-me pela unção; / enviou-me a levar a boa nova aos humildes»».

«Jesus, de facto, ao terminar a leitura, num silêncio cheio de atenção, disse: «Hoje cumpriu-se esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir»».

O Papa especificou que «São Cirilo de Alexandria afirma que o «hoje», localizado entre a primeira e a última vinda de Cristo, está ligado à capacidade do crente em escutar e arrepender-se. Mas em sentido ainda mais radical, é o próprio Jesus o «hoje» da salvação na história, porque completa a plenitude da redenção. O termo «hoje», muito querido por São Lucas, relata-nos o título cristológico preferido pelo próprio Evangelista, aquele de salvador (s?t?r). Já nos relatos da infância está presente nas palavras do anjo aos pastores: «Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, Cristo Senhor».

Queridos amigos, esta canção desafia-nos «hoje» também a nós. «Antes de tudo faz-nos pensar no nosso modo de viver o Domingo: dia de repouso, da família e de dedicação ao Senhor, participando na Eucaristia, onde nos alimentamos do Corpo e Sangue de Cristo e da sua Palavra de vida».

«Cada dia (kath?meran) pode-se transformar no hoje salvífico, porque a salvação é história que continua para a Igreja e para cada um dos discípulos de Cristo. Este é o sentido cristão do «carpe diem»: aproveite o hoje em que Deus te chama para doar-te a salvação!».

«A Virgem Maria seja sempre o nosso modelo e a nossa guia no saber reconhecer e acolher, a cada dia da nossa vida, a presença de Deus, Salvador nosso e de toda a humanidade», concluiu.


.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Entre «casamentos» de invertidos
e eleições. Poderá o Papa confiar
em Andrea Riccardi?

O fundador da Comunidade de Santo Egídio agita-se no centro da cena política italiana, aparentemente com a bênção do Papa. Mas detrás das aparências encontramos factos perturbadores.

Cada vez que Bento XVI se exprime contra o casamento homossexual, é sistematicamente assaltado com críticas. Mas da última vez que o fez – no discurso dirigido à Cúria antes do Natal, como em cada ano – não aconteceu isso. Todos se mantiveram em silêncio.