sábado, 9 de abril de 2011

Eu creio, Senhor

«Eu creio, Senhor»
                 Jo 9, 38
 
«Tu acreditas no Filho do homem?»,
perguntou Jesus ao cego que acabara de curar.
Hesitante, retorquiu: «quem é Ele para que eu acredite?»
«Já O viste: é Quem está a falar contigo», respondeu Jesus.

«Eu creio,Senhor» concluiu o cego.
Um diálogo simples e contundente.
Porque era cego de nascença, não havia nele preconceitos.
Tudo era evidência.
 
É esta pureza do olhar que eu quero recuperar nesta Quaresma.
É esta liberdade de aderir à verdade imponente
da Tua presença na minha vida
que eu quero para mim.

É longo o caminho a percorrer para me libertar
de tantas certezas e presunções acumuladas.

Mas como é grande a alegria de poder reconhecer-Te
no meio dos encontros e desencontros da vida...
Essa alegria que inunda de paz, serenidade e certeza
o meu pobre coração em sobressalto.

                                                    Rui Corrêa d’ Oliveira

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O novo líder dos católicos ucranianos propõe
aliança com ortodoxos contra o secularismo

O novo Primaz da Igreja Grego-católica da Ucrânia, Dom Sviatoslav Shevchuk, tem grandes planos para resistir o secularismo crescente em seu país e assegura que procurará tanto a ajuda de Roma como uma "aliança estratégica" com as igrejas ortodoxas.

Dom Shevchuk visitou o Papa Bento XVI no dia 1 de Abril no seu primeiro acto oficial depois de ser eleito em 23 de Março para liderar os 4,3 milhões de católicos ucranianos de todo o mundo.

Dom Shevchuk afirmou que "somos uma Igreja do Oriente com tradição e herança... uma Igreja sinodal que se rege pelo sínodo dos bispos junto com o Arcebispo-mor. Mas também somos uma Igreja Católica que vive a sua identidade em plena, visível e verdadeira comunhão com o Santo Padre".

O novo Primaz terá sob sua responsabilidade a mais numerosa Igreja católica de rito oriental que ressurgiu na década de 1990 quando se desintegrou o sistema comunista da União Soviética.

Os greco-católicos da Ucrânia atravessaram muitos sofrimentos durante o século passado. Sacerdotes e os fiéis foram detidos, martirizados pela fé e obrigados a viver na clandestinidade. As propriedades da Igreja foram usurpadas pelas igrejas ortodoxas e ainda hoje a Igreja grego-católica funciona sob todo tipo de restrições.

Para o arcebispo Shevchuk, o "sangue dos mártires... é a razão principal para que com nossos jovens tenha renascido a Igreja".

Actualmente, a idade média dos sacerdotes que servem a esta Igreja de rito bizantino é de 35 anos de idade. Dom Shevchuk tem 40 anos e é o bispo e líder mais jovem da Igreja de rito oriental.

O Arcebispo agradeceu a "demonstração da grande confiança que o Santo Padre depositou em mim e outros".

Dom Shevchuk afirma que a sua "prioridade número um" é a predicação do Evangelho no mundo e assegura que se deve proteger o "grande tesouro" da fé na Ucrânia perante a da secularização.

Neste sentido, o Arcebispo já teve conversas com outros líderes católicos e ortodoxos sobre a construção de uma "aliança estratégica para um testemunho harmonioso e único dos cristãos", que poderia ajudar a evangelizar a cultura ucraniana.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Foi ordenado Bispo com aprovação
do Vaticano e Governo chinês

Com a aprovação da Santa Sé e do Governo comunista chinês, foi ordenado em Março o novo Bispo de Jiangmen (China), o Padre Paulo Jiansen Liang, de 46 anos.

Isto ocorre depois das relações entre ambos os estados esfriarem devido à ordenação ilícita de um bispo, realizada pelo Governo chinês no dia 20 de Novembro de 2010, sem a aprovação do Vaticano.

Segundo a agência UCA News, a Eucaristia foi celebrada na Catedral da Imaculada Coração de Maria, na cidade de Jiangmen, província de Guangdong. No templo estiveram presentes 400 fiéis, enquanto outros mil acompanharam a ordenação por ecrãs colocadas no exterior.

O novo bispo disse que o seu brasão levará as imagens de São Francisco Xavier e o Padre Matteo Ricci, os dois grandes missionários que levaram o Evangelho à China.

O Prelado também disse que uma de suas prioridades será capacitar líderes leigos para que ajudem os sacerdotes e religiosos na catequese e na evangelização.

Dom Liang entrou no seminário pouco depois de ter sido baptizado em 1985. Ordenou-se sacerdote em 1991 e serviu na paróquia de Jiangmen desde 1995. Foi nomeado Vigário General em 2004 pelo seu predecessor, D. Pedro Paulo Li Panshi, que morreu em 2007.

Esta dupla aprovação transmite uma mensagem positiva.