terça-feira, 5 de abril de 2011

Foi ordenado Bispo com aprovação
do Vaticano e Governo chinês

Com a aprovação da Santa Sé e do Governo comunista chinês, foi ordenado em Março o novo Bispo de Jiangmen (China), o Padre Paulo Jiansen Liang, de 46 anos.

Isto ocorre depois das relações entre ambos os estados esfriarem devido à ordenação ilícita de um bispo, realizada pelo Governo chinês no dia 20 de Novembro de 2010, sem a aprovação do Vaticano.

Segundo a agência UCA News, a Eucaristia foi celebrada na Catedral da Imaculada Coração de Maria, na cidade de Jiangmen, província de Guangdong. No templo estiveram presentes 400 fiéis, enquanto outros mil acompanharam a ordenação por ecrãs colocadas no exterior.

O novo bispo disse que o seu brasão levará as imagens de São Francisco Xavier e o Padre Matteo Ricci, os dois grandes missionários que levaram o Evangelho à China.

O Prelado também disse que uma de suas prioridades será capacitar líderes leigos para que ajudem os sacerdotes e religiosos na catequese e na evangelização.

Dom Liang entrou no seminário pouco depois de ter sido baptizado em 1985. Ordenou-se sacerdote em 1991 e serviu na paróquia de Jiangmen desde 1995. Foi nomeado Vigário General em 2004 pelo seu predecessor, D. Pedro Paulo Li Panshi, que morreu em 2007.

Esta dupla aprovação transmite uma mensagem positiva.


 

Sem comentários: