sábado, 25 de janeiro de 2014

Kiev recua nas ameaças
à Igreja Greco-Católica


Na memória da Igreja Greco-Católica estão os cerca de 50 anos em que teve de operar na clandestinidade, tendo sido declarada extinta pelo regime soviético


O Governo da Ucrânia recuou nas ameaças que tinha feito à Igreja Greco-Católica daquele país, garantindo que não pretende exercer qualquer pressão sobre ela.

No início da semana a Igreja, que é a maior de rito oriental em comunhão com Roma, tinha revelado uma carta recebida do Ministério da Cultura a ameaçar tornar ilegais as suas actividades devido à presença de alguns padres na praça onde têm decorrido as manifestações pró-europeias e contra o Governo.

As manifestações começaram há cerca de dois meses quando o Governo anunciou uma reviravolta na política de aproximação à União Europeia, preferindo uma aliança com Moscovo.

A questão não é apenas política, mas revela grandes divisões geográficas e sociais entre a população ucraniana. O sector da população mais favorável à Rússia tende a falar russo e pertencer à Igreja Ortodoxa Russa. Já os fiéis da Igreja Ortodoxa da Ucrânia e os da Igreja Greco-Católica, tendem a falar ucraniano e a ser pró-europeus.

Não é de estranhar, por isso, que muitos padres da Igreja Greco-Católica tenham sido vistos e tenham mesmo liderado orações entre os manifestantes. Também a Universidade Greco-Católica tomou uma posição firme contra o Governo.

Mas as ameaças do Ministério da Cultura foram recebidas com particular preocupação uma vez que está bem fresca na memória da Igreja Greco-Católica os cerca de 50 anos em que teve de operar na clandestinidade, tendo sido declarada extinta pelo regime soviético.

Na reunião que decorreu esta manhã de Sexta-Feira entre o Ministro da Cultura e o Patriarca Sviatoslav Shevchuk, houve garantias por parte do Governo de que as actividades da Igreja Greco-Católica não seriam impedidas de qualquer maneira e que a liberdade religiosa não seria limitada no país.





sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

RR: A circunferência rectangular

Nuno Serras Pereira

Eu sei que parece incrível mas confesso que sempre pensei que a função ou melhor a missão de um órgão de informação católico fosse a de informar e a de formar. Porém, tenho verificado que é exactamente o contrário. A extraordinária emissora católica (?) do episcopado português tem, mais uma vez, vindo a demonstrar exactamente o contrário – embora depois dê aparências de emendar a mão com uma Nota que não passa de uma minúscula ilha no vasto oceano dos serviços noticiosos.

Não obstante, os leitores dos garatujos que vou esboçando estejam habituados a ler, sempre com crescente espanto, as minhas estravagâncias inconcebíveis, estou em que se desatasse a redigir artigos sobre os quadrados triangulares ou sobre as circunferências rectangulares não duvidariam que tinha ultrapassado infinitamente todos os limites do razoável. Pois… Mas ninguém se assombra com as repetições ao longo do dia, todos os dias, na «informação» da rr da expressão «casais homossexuais» (sic = assim mesmo). Se isto não é desinformação nem deformação então não existe diferença alguma entre a verdade e a mentira, o certo e o errado, a realidade e a alucinação delirante.

E, no entanto, seria tão fácil dizer: os pseudocasais homossexuais; ou os impropriamente (falsamente) chamados casais homossexuais; ou entre pessoas do mesmo sexo a que uma lei injusta e, portanto, carecida de qualquer autoridade ou valor denomina de casais homossexuais, etc. Claro que poderá sempre argumentar-se que não é prático, que são frases extensas…

Mas entre ter que dizer mais algumas palavras e não ser objectivamente cúmplice da propaganda da ideologia do género a escolha parece-me clara. Além de que não só se deixa de incutir nas mentalidades dos ouvintes essa venenosa e perversa ideologia como, pelo contrário, se infunde a verdade nas consciências dos mesmos.

À Honra e Glória de Cristo, Caminho, VERDADE, e Vida. Ámen.





quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cuidado com ela!


Heduíno Gomes

Ana Vasconcelos é pedopsiquiatra. A propósito do tema da adopção de crianças por parelhas de invertidos, apareceu na Sic Notícias (16.1.2014) a defender os esquemas de manipulação da opinião sobre a questão.

Se precisar de um médico pedopsiquiatra para assistir alguma criança, imagine o que a sujeita vai ensinar no divã à sua criança.

Fuja desta.


(Se por infelicidade precisar de contacto de um pedopsiquiatra de confiança, pode contactar-nos.)






quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

José Luís Arnaut e o bando que nos governa


José Luís Arnaut foi nomeado para o conselho consultivo internacional do Goldman Sachs.

Foi Secretário Geral do PSD, como Dias Loureiro... e Relvas. E ministro adjunto, como Relvas, o gémeo!

Tem dado uma mãozinha nas privatizações.

Na privatização dos CTT, que foi parar à Goldman Sachs... E ele ao seu Conselho Consultivo...

Na privatização da REN... para os chineses. Foi parar ao Conselho de Administração...

Privatização da EDP... chineses. A presidência da Mesa da Assembleia Geral ... foi para o seu sócio, Rui Pena...

Privatização da ANA... Representou a Vinci ... E preside à Mesa da Assembleia Geral...