sábado, 19 de março de 2011

Peregrinação a Vila Viçosa
comemorativa dos 365 anos
da coroação de Nossa Senhora
como Padroeira e Rainha de Portugal


Para informação sobre os autocarros de Fátima e do Norte, telefones: 965065920 e 911768705)
PEREGRINAÇÃO DE LISBOA


Dia 25 de Março (6.ª feira)
14:00H - Partida de Lisboa, em autocarro, com destino a Vila Viçosa.

16:30H - Participação nas Cerimónias do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição.

17:00H – Bênção do Santíssimo.

17:30H – Relançamento do Projecto Um Milhão de Terços Por Portugal (com recitação do Terço).

18:30H – Santa Missa seguida de Procissão das velas à volta das muralhas da Vila, com a imagem da Padroeira e com a Coroa.

No final da Procissão haverá jantar e dormida no Convento dos Agostinhos.


Dia 26 de Março (Sábado)
10:00H - Partida para Campo Maior.

11:30H – Missa no Convento das Religiosas Concepcionistas Franciscanas, filhas de Santa Beatriz da Silva.

Estando a decorrer o Ano Jubilar por ocasião dos 500 anos da Regra que rege a Ordem da Imaculada Conceição (Irmãs Concepcionistas) o Papa Bento XVI informou que será concedida indulgência plenária a todos os fiéis que, tendo observado as habituais condições visitarem em grupo, qualquer lugar sagrado da Ordem da Imaculada Conceição, e ali participarem de alguma celebração. Haverá confissões.
13:30H – Almoço livre.

16:30H – Partida para Lisboa.

Custo da Peregrinação: 20,00€ por pessoa. Inclui as viagens, alojamento e jantar de 6.ª feira (não se garante quarto individual). A refeição de Sábado é livre e não está incluída no preço.

Inscrições (mediante pagamento)

Data limite: 18 de Março

Contactos: Leonor Ribeiro e Castro (913 053 811) e Maria da Cunha Coutinho (910 895 983)
Unidos em oração, A equipa dos Terços por Portugal


quinta-feira, 17 de março de 2011

Encontro internacional
sobre a Mensagem de Fátima

O Apostolado Mundial de Fátima (A.M.F.) organiza, na sua sede internacional, no hotel Domus Pacis, em Fátima, de 24 a 30 de Março, um programa de estudo e reflexão sobre a Mensagem de Fátima. O encontro destina-se principalmente a membros provenientes dos Estados Unidos da América e estão inscritas cerca de 150 pessoas. O encontro reúne estudiosos da mensagem de Fátima bem como familiares e confidentes dos três pastorinhos, com o objectivo de transmitir a essência da mensagem de Fátima e a forma como esta constitui uma resposta aos problemas que o mundo atravessa.

Entre muitos outros, participarão neste congresso o Bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto; D. Serafim Silva, Bispo Emérito da diocese; o P. Virgílio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima; Mons. Luciano Guerra, antigo Reitor, e a Irmã Ângela Coelho, Vice Postuladora para a Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

O programa, que se encontra em inglês no sítio www.worldfatima.com, está elaborado de forma a proporcionar aos participantes uma experiência memorável em Fátima. Serão feitas visitas aos lugares das aparições acompanhadas de conferências, momentos de oração no Santuário de Fátima, visionamento de filmes e documentários seguidos de discussão e ainda formação sobre como difundir a mensagem de Fátima.

O Apostolado Mundial de Fátima é uma associação internacional de fiéis reconhecida pelo Vaticano cuja missão principal é a nova evangelização através da vivência e difusão da mensagem de Fátima.

Nuno Prazeres - Director do Secretariado Internacional do A.M.F.











quarta-feira, 16 de março de 2011

Sarkozy: A França deve compartilhar
a magnífica herança cristã

O Presidente da França, Nicolas Sarkozy, assinalou que a França tem o dever de compartilhar com todos, "sem complexos nem falso pudor" a "magnífica herança cristã" que se manifesta na civilização, na história e na cultura do país.

Em seu discurso na quinta-feira 2 de Março em Le-Puy-en Velay, na localidade de Haute-Loire no centro da França, uma das etapas francesas onde se origina a peregrinação para o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o mandatário visitou a Catedral, o baptistério e algumas instalações próximas no marco do projecto de reconstrução do património nacional francês, que já foi iniciado.

Depois da visita e em seu discurso de meia hora, o mandatário falou primeiro sobre a alegria que experimentava ante a "majestade sorridente" e a beleza dos lugares no caminho para Puy-en Valey, marcados pela herança cristã de séculos de história aonde também se aprecia "um formidável caminho espiritual para o Céu".

Para Sarkozy, cada uma das cidades da França "não seria hoje o que são aos olhos dos franceses e aos olhos do resto do mundo sem suas catedrais ao redor das quais convergem sempre fiéis e turistas".

"Esta herança nos obriga. Esta herança é uma oportunidade, mas acima de tudo um dever. Estamos obrigados por esta herança. Obriga-nos porque não somente devemos transmiti-la às gerações que nos sucederão mas devemos assumir esta herança sem complexos e sem falso pudor".

Ao falar do dever de proteger o património nacional, o presidente Sarkozy disse que esta tarefa procura "defender os sinais tangíveis de nossa identidade" já que em um país que carece dela "tampouco há diversidade".

Proteger o património, disse logo, "é resistir, queridos compatriotas, à ditadura do presente, à ditadura do imediato e, diria, à ditadura do intercambiável onde tudo vale o mesmo e nada é mais valioso".

"A partir deste ano terão início outros projectos, como o da abadia de Clairvaux (Claraval), outro lugar excepcional e testemunho vivo da contribuição da Cristandade à nossa civilização. Ao dizer isto não faço mais que recordar uma evidência: o aporte da cristandade à nossa civilização".

Sarkozy assinalou logo que embora ninguém seja prisioneiro da história, "sempre é perigoso amputar a memória".

"Se renunciarmos a transmitir a herança, se existir a tentação de não transmitir nada, não nos lamentemos pelos resultados, mas se a ambição é transmitir muito, o resultado nos surpreenderá".

O presidente da França ressaltou logo que "a Cristandade nos deixou uma magnífica herança de civilização e de cultura: os presidentes de uma república laica. Posso dizer isto, porque é a verdade. Não faço proselitismo, mas simplesmente observo a história do nosso país".

Logo depois de recordar que em Puy-en Velay, cidade que guarda imagens da Virgem Maria e São José, o presidente Sarkozy disse que "vim aqui para dizer que a França tem um patrimônio que deve preservar e compartilhar. Vim para dizer que a França tem uma identidade da qual deve estar orgulhosa".

"Aqui em Puy-en Velay -concluiu- um pouco mais que em outros lugares, é evidente que a França também tem uma alma".

Para ler o discurso completo em francês visite: http://www.elysee.fr/president/les-actualites/discours/2011/discours-du-president-da-republique-au.10788.html