sexta-feira, 30 de março de 2012

... Acontece na França .... 1.ª região
já consagrada ... da Eurábia ... !!!



Mais uma questão séria que merece ser reflectida..
Será que pelo facto de, em termos relativos, esta gente se encontrar de facto no fim da Idade Média, os nossos netos e bisnetos irão ter de se sujeitar a tais condições?

Quando o assunto começa a fazer parte das preocupações do Nouvel Obs, nestes termos, então é porque a coisa está a atingir patamares de extrema gravidade.

Sabia que as jovens mulheres mulçumanas exigiram ser isentas das aulas de Biologia e Desportos, não sendo penalizadas nas suas notas finais?
(Fonte: Nouvel Obs)

- Sabia que os muçulmanos têm horários próprios que lhes são reservados exclusivamente para as piscinas?
(Fonte: Análise da Política)

- Sabia que as estudantes muçulmanas, no exame, conseguiram que legalmente possam ser acompanhadas pelos seus maridos e examinadas por uma mulher?
(Fonte: Nouvel Obs)

- Sabia que uma associação de muçulmanos, na Universidade de Paris, põe em causa o direito de um professor de "cultura ocidental" para julgar o trabalho de um estudante muçulmano?
(Fonte Express)

- Sabia que os muçulmanos estão a lutar por conseguir a abolição do Natal, em algumas escolas primárias?

- Sabia que os estudantes muçulmanos, usando como desculpa a lei da laicidade, pedem a remoção de árvores de Natal em várias escolas, mesmo nos jardins de infância?
 (Fonte: Le Parisien)

- Sabia que os muçulmanos procuram obter a proibição de comer carne nas escolas francesas, onde eles são maioria?

- Sabia que os muçulmanos estão a exigir licença adicional, para as suas férias islâmicas?

- Sabia que os muçulmanos exigem salas de oração nas escolas, nos liceus, ginásios e universidades?

- Sabia que os muçulmanos estão a exigir a amenização dos seus horários nas escolas, universidades e locais de trabalho, para a prática das suas cinco orações diárias?

- Sabia que os muçulmanos exigem uma revisão dos livros de história, para incluir a história do seu país e da sua religião?
(Fonte: Nouvel Obs)

- Sabia que nos livros didácticos, serão excluídas todas as referências a Charles Martel ou à  Joana D'Arc, a fim de não ofender os muçulmanos franceses?

- Sabia que as funcionárias públicas muçulmanos exigem trabalhar com um chador (peça de vestuário que consiste numa capa, geralmente escura, que cobre a cabeça e o corpo, deixando apenas a cara descoberta)?

- Acredita que médicas e estudantes de medicina muçulmanas exigem apenas tratar as mulheres?
(Fonte: Le Monde, Le Figaro)

- Sabia que os médicos são espancados se  tratarem as mulheres muçulmanas, sem o consentimento de seus maridos?
 (Fonte Le Monde, Le Figaro)

- Sabia que nas faculdades,  predominantemente franco-africanas do  Magrebe, existem inscrições: «Morte aos Judeus», «Morte aos Cristãos» ou «Viva o Bin Laden»?

- Sabia que durante as manifestações contra a guerra no Iraque, alguns «pacifistas»muçulmanos exibiam retratos de Bin Laden ou Saddam?
(Fonte: As Verdades 4)

- Sabia que o selvagem chamado Djamel, que queimou viva a jovem Sohane, foi aclamado na sua cidade de Val de Marne, durante a sua presença na reconstituição dos factos?
(Fonte: JT de France 2)

- Sabia que os jovens negros e muçulmanos que queimaram vivo um guarda de segurança branco, num supermercado em Nantes (2002), não sentiram remorsos e mostraram-se orgulhosos?
(Fonte: Depoimento de advogado)

- Sabia que um manual de boas condutas «lícitas e ilícitas no Islão», vendido em França durante 10 anos, explica como um bom muçulmano deve bater na sua
esposa: «com a mão», «chicote» ou «pedaço de madeira?»
(Fonte: L'Express)

- Sabia que  patrulhas de milícias islâmicas andaram nas ruas de Antuérpia e noutros lados para «monitorar maus policiais racistas brancos» e aplicar a sua própria lei?
(Fonte: Libération)

- Sabia que a nova legislação exigirá que a polícia, o exército e o serviço civil em geral, contratem com prioridade jovens imigrantes, tendo assinado com 35 empresas na França, (Televisão, Peugeot, grupos de alimentos e Casinos), um acordo para contratarem preferencialmente pessoal estrangeiro?
(Fonte: Governo e Sindicatos)

- Sabia que nas escolas secundárias as muçulmanas vestem as túnicas antes de ir para o quadro, para não despertarem qualquer desejo?

Que nas escolas primárias os pais muçulmanos recusaram deixar as suas filhas  na classe de um professor substituto, devendo ser uma mulher a substituir a outra  mulher professora? A escola teve que criar um compartimento sem janelas, para reconhecer as mães, cobertas da cabeça aos pés, antes de lhes entregarem os seus filhos?
(Fonte: Le Monde, 09/07/04)

- Sabia que nas escolas primárias, os alunos têm dois banheiros e torneiras separados, sendo uma reservada para «muçulmano», e outra para «francês» ou um funcionário local? Exigem que haja vestiários separados nos ginásios, porque, segundo eles, um circuncisado não pode despir-se ao lado de um impuro?
(Fonte: Le Monde, 09/07/04)

- Sabia que em outras comunidades religiosas (judeus, hindus, budistas, etc.) não há nenhuma reivindicação deste tipo ou equivalente? E nós, por agora e por poucos anos mais, a maioria, será que teremos que nos render e estar ao serviço, satisfazer, pagar e dar prioridade a este tipo de minoria?


Segundo estudos sérios, se nada mudar e não houver um movimento forte e sério, estaremos, e não por livre vontade, completamente islamizados....
Era isto que afirmava/queria Kadhaffi ... !!!
Já pensaram se alguma destas situações/reivindicações era possível nos países deles?

Levanta-te EUROPA !!!
Põe a nossa casa em ordem !!!

O  Presidente Francês Sarkozy, lançou um debate sobre estas inadmissíveis exigências dos muçulmanos, e o que é ser francês, mas poderá ser já demasiado tarde... !!!

... estou sem palavras, como é possível?  



EURÁBIA

ALTERNATIVA: COMECEM A ESTUDAR O CORÃO!



quinta-feira, 29 de março de 2012

Templários e a sua metamorfose portuguesa: a Ordem de Cristo



*José Eduardo Franco, investigador


O ano de 2012 é profícuo em comemorações à semelhança do que vai acontecer ao longo de toda esta segunda década do século XXI.  Aproveitar as datas redondas, que assinalam a memória de grandes acontecimentos, pode constituir um grande serviço à cultura e à sociedade.

O reforço da coesão identitária de uma sociedade passa também muito pelo cultivo da memória histórica. Como já afirmei noutros textos, entendo que a história é para a sociedade o que a faculdade da memória representa para o homem individualmente considerado. Como sabemos, quando uma pessoa perde a memória desorienta-se, pois perde o sentido do presente e torna-se incapaz de perspetivar o futuro. Assim também, quando uma sociedade perde a sua memória histórica tem mais dificuldade em compreender as dinâmicas do presente e fragiliza a sua capacidade de enfrentar com lucidez os desafios do futuro.

Neste ano assinala-se a passagem de 700 anos sobre uma data relevante do processo de extinção da célebre Ordem dos Templários ou da Ordem do Templo, cuja natureza e acção tem motivado a produção de um mar imenso de literatura de ficção e de cinema. Este interesse tem contribuído mais para mitificar os Templários do que para esclarecer, de forma distanciada e desapaixonada, o papel histórico desta Ordem Militar.

O Ordem Militar do Templo, fundada em França, na região de Champagne, no ano de 1120 no contexto da realização do Concílio de Naplus, é uma das mais conhecidas ordens militares da Europa Cristã medieval criada para proteger os movimentos de peregrinação aos Lugares Santos do Cristianismo no médio oriente sob ascendência crescente do poderio de confissão islâmica. As ordens militares nasceram no coração da Idade Média como uma versão especializada da experiência monástica cristã institucionalizada sob o nomenclatura institucional denominada de «Ordens», cuja Proto-Ordem europeia mais famosa e mãe de todas as ordens ocidentais foi a Ordem de São Bento.

Os Templários nasceram primeiro na dependência dos Cónegos do Santo Sepúlcro, vindo rapidamente a autonomizar-se com a liderança do seu primeiro Grão Mestre, Huges de Payns. 

Os Templários, Freires de Cristo ou Freires do Templo de Salomão como também eram designados, associaram à sua consagração religiosa pela profissão dos conselhos evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência, o compromisso de entregar a sua vida em favor da protecção dos peregrinos e da defesa da Cristandade contra a ameaça do poder islâmico que afrontava os cristãos. A Ordem do Templo, ao lado de outras ordens militares como a de Santiago, a de Calatrava, a do Hospital e a de Avis, cooperava com os exércitos dos Reis e senhores cristãos nas cruzadas contra o chamado «Infiel» tanto no Médio Oriente e como na Península Ibérica, procurando reconquistar os territórios de antigo domínio cristão, entretanto conquistados pelos muçulmanos.

Estas ordens militares funcionavam como uma espécie de tropa de elite bem treinada e altamente motivada, cuja participação nas batalhas decidia muitas vezes o sentido da vitória.

O serviço prestado por estas instituições aos monarcas cristãs, com especial destaque para a Ordem do Templo, foi largamente recompensado com a atribuição de bens, nomeadamente terras, castelos e outras regalias, que as tornaram poderosas e influentes. Em Portugal, além do papel fundamental desempenhado pela Ordem do Templo, ao lado das suas congéneres, na reconquista cristã e, por consequência, na formação de Portugal, teve um papel relevante no povoamento e controlo do território conquistado ao Mouro.

Devido a vicissitudes várias e a factores que ainda hoje carecem de explicação cabal, a Ordem do Templo foi, há sete séculos, depois de quase duzentos anos de existência, submetida a um processo trágico que levou à sua extinção. Semelhanças houve com o que viria acontecer, mais tarde, com a expulsão da Companhia de Jesus de Portugal de Portugal pela mão de Pombal, e noutras monarquias europeias no século XVIII, acabando com a sua extinção universal em 1773 pelo papa Clemente XIV.

O processo antitemplário foi liderado pelo Rei de França, Filipe, o Belo, que conseguiu a conivência do Papa de então, Clemente V, para considerar a Ordem do Templo culpada de desvios e faltas graves. De tal modo que o monarca francês logrou, embora hoje sem sabermos com certeza se com provas justas, obter do Papa a extinção desta Ordem e até a condenação das suas mais importantes lideranças, culminando com a morte na fogueira do seu último Grão-Mestre, Jacques de Molay, em 1314. Mas o processo tinha começada em 1308 com uma bula papal enviada aos príncipes cristãos para clarificar a situação dos Templários e declarar a necessidade da sua extinção, seguida de outra bula, emitida em 1309, a ordenar a prisão dos Freires de Cristo e, finalmente, da bula Ad Providum, de Março de 1312, a decretar a anexação dos significativos bens desta Ordem e a transferi-los para a posse da Ordem do Hospital.

No entanto, D. Dinis, que então presidia ao trono de Portugal, resistiu a aceitar a directiva papal que mandava extinguir a Ordem do Templo, consciente do relevantíssimo serviço que tinha prestado e continuava a prestar na defesa e povoamento do território português. Através de uma acção diplomática bem sucedida conseguiu obter do Papa uma solução para acatar a extinção, não extinguindo de facto esta Ordem de elite, cuja dispensa não convinha à estratégia política do Reino de Portugal. A solução passou por comutar o nome. Mantiveram-se os mesmos efectivos, os mesmos bens e a estrutura organizativa, mas mudou-se o nome da Ordem. A Ordem passou a chamar-se Ordem de Cristo. Assim, com esta jogada de diplomacia, D. Dinis salvou os Templários que passaram a ser integrados na Ordem de Cristo, no fundo, o nome novo da Ordem do Tempo ou dos Cavaleiros de Cristo.

Sabemos hoje quão importante e decisivo foi este empenho político de D. Dinis em evitar a extinção dos Templários em Portugal. Mais tarde, a sucedânea Ordem de Cristo liderará a promoção de uma das empresas mais importantes e significativas de toda a História de Portugal: as viagens marítimas de descobrimento. Através da liderança de um dos mais famosos Grão Mestres da Ordem de Cristo, o Infante D. Henrique, Portugal ficou na história universal como o primeiro império global da humanidade e o pioneiro da construção da globalização.

A Ordem de Cristo tutelou, no século XV, todo o processo de descobrimento de novos caminhos marítimos e de novos territórios e povos desconhecidos oficialmente, como consequência da política expansionista extraeuropeia promovida pela Dinastia de Avis fundada pelo Rei D. João I. Depois da conquista de Ceuta em 1415, o primeiro território descoberto oficialmente no Atlântico foi o Arquipélago da Madeira em 1419/20, ao qual sucedeu uma série de viagens que culminaram com a navegação de toda a costa africana, a passagem do temível Cabo das Tormentas, a chegada à índia por via marítima (1498) e a descoberta oficial do Brasil em 1500.

Estas viagens permitiram estabelecer a primeira grande rede imperial moderna sob domínio português em concorrência com aquilo que empreendia Espanha. Esta concorrência foi regulamentada sob os auspícios da Santa Sé e consagrada no Tratado de Tordesilhas em 1494  com a divisão do mundo em duas partes, à luz da teoria do Mare Clausum,  de forma a conciliar as duas monarquias cristãs no que respeitava à superintendência dos territórios descobertos e a descobrir por estas duas grandes potências europeias.

O ideal de universalização do Cristianismo teve sempre na base motivadora e legitimadora fundamental, dita pelos documentos, de todo este processo de expansão terrestre e marítima. A construção do império era acompanhado, como sabemos, pela concomitante edificação das bases da Igreja Católica nos novos mundos descobertos através da acção dos missionários de várias ordens.

A Ordem de Cristo ficou durante muitos anos com a tutela deste processo de edificação da Igreja nos novos territórios, tendo sido a Madeira erguida como primeira grande rampa de lançamento desta política expansionista. De tal modo, que em 1514 se edificou a primeira diocese bem sucedida em território ultramarino sob domínio português: a Diocese do Funchal. Esta que foi a maior diocese do mundo aquando da sua criação e durante poucas décadas, dependia da Ordem de Cristo e detinha jurisdição sobre todos os territórios descobertos e a descobrir, isto é, envolvia três continentes.

Assinalamos, pois, entre este ano de 2012 e o ano de 2014 um ciclo de acontecimentos da maior relevância para a história portuguesa e para o processo de universalização do Cristianismo, ao qual a medieval e polémica Ordem do Templo está umbilicalmente ligada.

*José Eduardo Franco, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

quarta-feira, 28 de março de 2012

As feridas da Igreja III


José Augusto Santos

Como dizia no final do artigo anterior, vamos hoje mais fundo, à própria raiz da erva daninha que está a abafar a «semente lançada à terra».

Como poderá vir a concluir o próprio leitor, existe uma mão negra que ocultamente está a dominar o mundo, de cuja acção resulta a grave crise que atravessamos, tanto no âmbito dos valores morais como no da economia e finança.

Como nas ciências forenses, em que uma mão em abstrato é apenas uma mão, havendo por isso a necessidade de determinar, por meio da impressão digital ou palmar, a quem possa pertencer, também aqui vamos ver que essa mão negra pertence à Maçonaria, que por sua vez, segundo exaustivos “testes laboratoriais”, se concluiu ser filha do judaísmo.

Trata-se porém de um judaísmo desviante, não da religião judaica em si, razão pela qual não podemos conceber qualquer hostilidade contra os Judeus, seja por motivos raciais, religiosos, económicos ou políticos. Isso seria aquilo que se chama de anti-semitismo.

O mal que já vários autores denunciaram e por repetidas vezes ao longo dos séculos a Igreja condenou, é aquele que resulta da actividade de uma seita do judaísmo, os cabalistas, praticantes do ocultismo, que desde o início da era cristã se revelaram serem os grandes inimigos da Igreja de Cristo. Porém, com o tempo, os cabalistas deixaram de ser apenas essa seita judaica, por a ela terem afluído elementos de outros credos, e posteriormente até ateus.

Reunidos assim numa associação secreta, viria esta a ser mais tarde condenada pela Igreja na acepção de Maçonaria. Até então, 1738, a Igreja sempre teve que se defender dos males causados pelo judaísmo, ou seja, dos judeus dessa seita. A partir de 1738, como dizia, o mesmo inimigo passou a ser conhecido como Maçonaria, se bem que já muito antes esta associação secreta assim se designava.

Nunca, mas nunca a Igreja de Cristo deixou de ser perseguida, desde Anás e Caifás até aos nossos dias. Em toda a sua história, os mais caudalosos rios de sangue cristão nasceram do ódio à Igreja Católica por parte da monstruosa serpente judaizante.

Os cabalistas, desde sempre orientados pelo seu guia, o senhor das trevas, têm trabalhado avidamente para erradicarem da sociedade não só o próprio Cristianismo como tudo o que lhe possa estar associado. A sua Maléfica acção continua hoje, como outrora, a ser denunciada pela Igreja. Desde Clemente XII até Bento XVI, nenhum Pontífice deixou de condenar a Maçonaria, proibindo os seus filhos de a ela se associarem. Eis alguns exemplos dessa condenação formal:  
Em 4/5/1738, Clemente XII, pela Bula In Eminenti; em 18/5/1751, Bento XIV, pela Providas; Pio VII em 1821; Leão XII em 1825; Gregório XVI em 1835; Pio IX em 1865; Leão XIII em 1884.

Este último Papa, Leão XIII, na Encíclica Humanum Genus, de 20/4/1884, adverte a todo o Católico para que não caia na esparrela dos maçónicos; que ninguém se deixe enganar pela sua «simulada honestidade». Diz ainda que «pode, efectivamente, parecer a alguns que nada exigem os maçónicos que seja contrário abertamente à santidade da religião e dos costumes; mas como a razão e toda a causa da seita está no vício e na infâmia, justo é que não seja lícito unir-se com eles ou de qualquer modo ajudá-los».

No mês seguinte à publicação desta Encíclica era decretada a pena de excomunhão automática (Latae sententiae) para os membros da seita. Importa aqui relembrar que até aos nossos dias não houve comutação ou anulação dessa pena. É falsa, portanto, a ideia que alguns tentam passar, de que hoje em dia já não existe incompatibilidade entre Catolicismo e Maçonaria. Tal afirmação é o mesmo que dizer que a Igreja de Cristo já aceita a igreja de Satanás.

As últimas conspirações maçónicas conhecidas de Leão XIII, tiveram como alvo o Concílio Vaticano I, inaugurado em 8 de Dezembro de 1869. Pelos documentos autobiográficos de Santo António Maria Claret, que fora um dos Padres Conciliares, soube-se que, três meses decorridos desde o início do Concílio, membros da seita tentaram explodir a capela onde se reuniam os Padres Conciliares. Um dos inimigos caiu gravemente enfermo. Antes de morrer, Deus tocou-lhe o coração e revelou o plano ao confessor. Foram a um sótão do Vaticano e encontraram vários barris de pólvora.

Este facto obrigou os membros da seita a mudarem de táctica. Ao recorrerem à escrita como forma de comunicarem entre si os novos planos, não tardaram a serem conhecidas as suas intenções. Assim o anotava Santo António Maria Claret, em 24/3/1870:
«Foi impresso e posto como manifesto um panfleto onde um sujeito da loja secreta diz o seguinte: …O objecto do Concílio é fortificar o poder espiritual e temporal do Papa… Nós devemo-nos opor com todas as nossas forças… Faremos com que o Concílio se prolongue e que seja insuportável. Que se divida o Episcopado, que se debilite a Fé, que se desprestigie o Papado e que a indiferença se apodere dos povos e, finalmente, que caia a Igreja… Nos valeremos de todos os meios e finalmente o Concílio abortará».

Apesar de ter lido esse panfleto dois meses antes e por isso já não ser surpresa para ele, o Santo Arcebispo sofreu nas sessões Conciliares com as intervenções dos maçónicos lá presentes. Sobre a sessão Conciliar de 20 de Maio, tratando da Infalibilidade do Papa, diz ao Pe. Xifré: «Ao ouvir os disparates, e ainda as blasfémias e heresias que diziam, senti dentro de mim tal indignação e zelo que se me subiu o sangue à cabeça e me causou uma ligeira comoção cerebral.» (1)

Sim, caríssimo leitor, dado que a Maçonaria se introduziu no coração da Igreja, tinha que estar no próprio Concílio… Entende agora porque é que padres, bispos e cardeais, filhos do diabo, como lhes chama S. João na sua 1ª carta (1Jo 3, 8.10), têm abalado seriamente as estruturas da Igreja com tods os escândalos que tem havido? Eles bem se têm empenhado no seu desmoronamento… Não fosse a sua cegueira e veriam que jamais conseguirão os seus intentos, por grandes que possam ser os estragos causados, uma vez que «as portas do Inferno nada poderão contra ela» (Mt 16,18).

(1) St. Antº. Mª. Claret, Epistolário-carta, nº 91.

M.I.S.S.A: evento ofensivo à Igreja no Rio, bloggers católicos pedem reacção


No próximo sábado, 24 de Março, no Rio de Janeiro, será promovido novamente o evento M.I.S.S.A. (a sigla para Movimento dos Interessados em Sacudir a Sua Alma), que ofende os sentimentos e a simbologia católicos vestindo de padres os DJs e as recepcionistas de freiras, em claras e desrespeitosas alusões a símbolos religiosos católicos contrariando ademais o art. 208 do Código Penal que tipifica a conduta de «vilipendiar publicamente acto ou objecto de culto religioso» como crime.

A festa já aconteceu em vários pontos do país causando indignação dos católicos por onde passou, como já foi denunciado anteriormente pelo ACI Digital.

O evento já foi condenado uma vez pela Justiça do próprio Estado do Rio em 2011, mas vem- -se realizando em distintos estados brasileiros, apesar das manifestações contrárias por parte de grupos católicos brasileiros. Se bem agora os organizadores tomam maiores precauções para não ofender o catolicismo, a essência do evento segue sendo ofensiva aos católicos, denunciou recentemente o Guia de Blogs Católicos numa postagem.

Em Dezembro de 2011, a Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, do Rio de Janeiro, conseguiu uma providência para impedir que os organizadores da festa M.I.S.S.A., prevista para ocorrer no Vivo Rio na ocasião, se burlassem de símbolos e vestimentas em alusão à Igreja Católica. A associação entrou com uma acção na Justiça e conseguiu, na noite de quarta-feira, no Tribunal, com uma decisão favorável do desembargador Adolpho Andrade Mello.

Pouco antes do início do evento, houve um acordo e os organizadores retiraram uma enorme cruz de LED instalada próximo ao DJ, que usaria uma roupa semelhante à batina de um padre. De acordo com o advogado da organização, Renato Brito Neto, o evento não teve o objectivo de ofender a imagem da Igreja Católica.

Segundo a denúncia O Guia de bloggers católicos, o art. 208 do Código Penal tipifica a conduta de «vilipendiar publicamente acto ou objecto de culto religioso» como crime. Eventos como o M.I.S.S.A, portanto, podem ser denunciados à justiça.

Assim, os bloggers animam os católicos a protestarem contra o evento manifestando seu desacordo aos patrocinadores e organizadores do M.I.S.S.A. nas suas páginas no Facebook:

Facebook: Mural de Smirnoff do Brasil 
Facebook: Mural de DHP Produções e Eventos
Facebook: Mural de Melt Bar e Restaurante 

domingo, 25 de março de 2012

Um pecado colectivo

Nuno Serras Pereira, 25. 03. 2012

Houve em Portugal dois referendos sobre o aborto. Um em 1998, cuja pergunta a que os votantes eram chamados a responder era a seguinte: «Concorda com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, se realizada por opção da mulher nas primeiras 10 semanas em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»; o outro em 2007 pedia-nos que nos pronunciássemos exactamente sobre a mesma questão: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?». Na primeira faltam duas vírgulas, mas o sentido mantem-se inalterado, e na segunda o 10 está por extenso.

Em ambas as consultas populares os movimentos do Não denunciaram que a resposta positiva, isto é o Sim, à interrogação implicaria a liberalização do aborto. De facto, acarretaria uma despenalização não só para a mulher que decidisse abortar mas também para quantos provocassem o abortamento e/0u que nele fossem cúmplices. A exigência deste ser efectuado num “estabelecimento de saúde” era uma clara indicação de que o estado não só renunciaria a respeitar e a tutelar a dignidade e a vida dos mais inocentes e vulneráveis, dando desse modo uma garantia ao agressor de que a sua vítima não seria protegida, mas também que se fazia executor ou carrasco, através dos seus serviços ou dos que com ele estivessem concessionados, das crianças concebidas em processo de nascimento. E uma vez que o homicídio sob a forma de abortamento fosse considerado um serviço de saúde daí decorreria que o estado o subvencionaria, com o dinheiro dos nossos impostos, violentando assim a nossa consciência bem como a liberdade religiosa. Tudo isto, e muito mais, foi dito e redito até à exaustão aquando dos tempos que antecederam a consulta ao povo eleitor. Está escrito, está gravado quer sonora quer visualmente.

Em 1998 o Não ganhou ao Sim por uma ligeira diferença: no primeiro votaram 1.356.754 (50,9%) cidadãos enquanto no segundo 1.308.130 (49,1%). Porém, em 2007 os resultados inverteram-se, com grande subida do Sim. De facto, este obteve 2.238.053 (59,25%) enquanto o Não ficou-se pelos 1.539.078 (40,75%). Enquanto o Sim regista uma subida de 930 mil votos o Não sob somente 182 mil. Se tivermos em conta que em 1998, principalmente no norte, grande parte de membros da Igreja e de outros actores sociais favoráveis ao Não fizeram campanha pela abstenção verificar-se-á que a distância será ainda mais significativa.

Infelizmente os membros da Igreja ainda não fizeram um exame de consciência nem os movimentos cívicos do Não uma autocrítica de modo a deslindarem se e em que medida têm a sua quota de responsabilidade, e a descobrirem aquilo em que falharam, e que pode e deve ser corrigido. É possível que o motivo desta omissão seja o de manter a paz e a não fomentar desunião. Mas a verdade é que a paz quando é podre derranca e corrompe aqueles que nela habitam e a promovem, e que há uma santa discórdia gerada por Aquele que veio para ser sinal de contradição (Lc 2, 34), trazendo conSigo a espada que provoca desavença inclusive nas uniões mais naturais (Mt 10, 34).

Não há duvidar que por parte dos propugnadores do Sim houve uma enorme manipulação sustentada por poderosas forças de propaganda aliadas a uma desmedida hegemonia na comunicação social e a uma clara supremacia económica. No entanto, isso não só não explica tudo como deixa de lado o principal.

É absolutamente necessário conhecer a verdade e afirmá-la sem truques que a distorçam, nem manhas, nem astúcias. Para mim é incontroverso que o povo português, com seus representantes por ele escolhidos, na sua maioria, isto é, a nação portuguesa, cometeu um gravíssimo pecado aos olhos de Deus. E que por isso importa muito fazer penitência pública, actos de reparação e de desagravo aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, Sua e nossa mãe. E que isso importa não só à nossa salvação eterna e à conversão dos pecadores mas também à nossa sobrevivência como nação e como estado de direito.

Dizia o Professor César das Neves, em entrevista a um canal da televisão, que andamos agora num alvoroço procurando apagar o incêndio que lavra nos cortinados desta nossa casa que é Portugal, todavia descuramos coisas mais importantes de que ninguém fala nem se ocupa como sejam as seis pseudo-leis que a petição “Defender o Futuro” quer derrogar. De facto, há um fogo abrasador que está consumindo e minando os alicerces de Portugal mas como é menos visível, apesar de ser muito mais perigoso, ninguém se sobressalta nem acode a extingui-lo. E, não obstante, essa é rigorosamente uma estrita obrigação dos políticos cuja missão consiste em defender promover o bem-comum.