sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Palavra de Deus passa de moda?


D. João Braz de Aviz *









«Uma coisa que me desagrada é ouvir dizer, inclusive da boca de certos bispos, que alguns carismas tiveram o seu tempo. Não é verdade: a Palavra de Deus não passa de moda.»

Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e para as Sociedades de Vida apostólica


Queixa contra Acordo Ortográfico
na Provedoria de Justiça



A Provedoria de Justiça está a analisar uma queixa que pretende travar o Acordo Ortográfico (AO). Trata-se de um pedido de revisão da constitucionalidade do Acordo, feito por Ivo Miguel Barroso, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que garante que as novas regras de escrita são inconstitucionais.

Ler mais em:

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fanatismo hindu e muçulmano
é grave ameaça para os cristãos na Índia


Um dos principais problemas que enfrentam os cristãos na Índia é o fanatismo hindu e muçulmano que leva estas comunidades à violência contra os seguidores de Cristo, explica o Arcebispo de Bagalore, Dom Bernard Mora.

Em entrevista concedida à agência Vaticana Fides por ocasião da próxima assembleia geral dos bispos da Índia, o Prelado assinala que no encontro tratarão «o velho problema do terrorismo e do fanatismo religioso, hindu e muçulmano, que gera ódio, intolerância e violência contra os cristãos».

O Arcebispo disse que «o desafio para nós é construir e tornar eficazes as comissões para o diálogo e a paz, em todas as comunidades locais. Como cristãos, estamos seguros de que o projecto dos radicais hindus de expulsar-nos da Índia, não será realizado».

Dom. Mora também comentou o lema da assembleia «O papel da Igreja para uma Índia melhor» considerando que ante a pobreza, o desemprego e a falta de educação, entre outros, «a Igreja Católica pretende ser uma voz importante e oferecer sua própria contribuição à construção de uma nação que garanta o bem-estar, a educação, a harmonia e a justiça para todos».

Na assembleia que se desenvolverá entre 1 e 8 de Fevereiro e que reunirá mais de 160 bispos dos ritos presentes na Índia (latino, siro-malabar e siro-malankar), participarão importantes convidados como o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho «Justiça e Paz».

O Arcebispo disse também que há «dois temas aos que, como Bispos, estamos muito atentos: a evangelização e a juventude. O Evangelho é a resposta aos desafios de hoje e os jovens são o futuro da nação».

domingo, 29 de janeiro de 2012

A nova missão do FBI: monitorizar cristãos

Júlio Severo









Historicamente, a Gestapo e a KGB são notórias como agências policiais estatais de monitorização, repressão e perseguição, inclusive de cristãos.
Enquanto a Gestapo e a KGB miravam dissidentes e cristãos, o FBI visava criminosos.
Os tempos mudaram. A Gestapo e a KGB desapareceram nos escombros da história. E agora o FBI, que deveria estar visando islâmicos terroristas, visa os cristãos,  tornando-se aos poucos como a Gestapo e a KGB.
Primeiro, conforme foi denunciado no meu blog, o FBI está atrás de uma ex-lésbica e da sua filha. A mulher  tornou-se cristã e teve de fugir dos EUA, porque a ex-amante, uma activista lésbica, exige a menina. Mas o FBI não está do lado da mãe natural. O FBI está com o movimento gay, prendendo pastores e movendo uma perseguição internacional contra a mãe cristã e sua filha.
E agora, WND relata o caso de um pregador de rua na mira do FBI. É de se temer o que o FBI acabará  tornando-se num futuro não muito distante.
E não seria difícil o FBI perseguir grupos cristãos e conservadores. Numa das excelentes aulas de seu curso de filosofia, o Prof. Olavo de Carvalho disse que por ano são aprovadas milhares de leis nos Estados Unidos. É claro que é impossível os cidadãos conhecerem todas essas leis. E quando você tem inimigos políticos, como apontou o Prof. Olavo, torna-se fácil pegar qualquer lei, que você desconheça, e jogar contra si.
Só no ano passado, os Estados Unidos aprovaram 40 mil leis, de modo que, conscientemente ou não, todo americano deve estar a quebrar alguma lei! Um terço dos americanos já passou, nalgum momento de suas vidas, algum tempo na cadeia.
Os tribunais americanos declaram aos que confessam que não sabiam: «O desconhecimento da lei não é desculpa». Isso era fácil quando havia só os Dez Mandamentos. Mas se é impossível decorar dez por cento de todas as leis que foram aprovadas somente no ano passado nos EUA, como então se lembrar das leis que foram aprovadas nos outros anos? Esse enorme labirinto legal pode ser usado e abusado para prender e destruir os desafectos do sistema político no poder.
E os maiores desafectos desse sistema agora são os cristãos conservadores. Sei disso porque o governo americano já está monitorizando sites cristãos. Sei disso porque eu mesmo estou  nalguma lista negra. Sei disso porque o governo americano já declarou que os EUA vão estabelecer uma agência policial internacional a favor da agenda gay.
Perto do policiamento politicamente correto que o governo americano quer instaurar mundialmente, temo que a Gestapo e a KGB venham ainda a parecer uma coisa de crianças.

Pregador quer saber se o seu nome está
na lista de terroristas

Bob Unruh


O Instituto Rutherford, um escritório de advocacia, está a tentar saber se o FBI colocou na sua lista de monitorização de terroristas um pregador de rua que prega o Evangelho sem rodeios.


O pregador, Michael Marcavage, recorreu à ajuda legal depois que ficou sabendo que o FBI estava querendo entrevistar e interrogar seus amigos sobre as actividades dele.
O Instituto Rutherford confirmou que «uma fonte confiável informou Marcavage de que ele estava sendo alvo de uma investigação do FBI e que o seu nome havia sido acrescentado à lista do FBI de monitorização de terroristas, com base na ligação alegada dele a uma organização antiaborto conhecida como Exército de Deus».
John Whitehead, presidente do Instituto Rutherford, disse que o FBI estava conduzindo uma investigação secreta nas ligações e actividades de Marcavage. Ele exigiu que o FBI revelasse o que está acontecendo ou pare a investigação.
«Michael Marcavage merece saber o motivo por que está sob investigação e se ele foi, de facto, colocado na lista do FBI de monitorização de terroristas. Contudo, se, conforme suspeitamos, Marcavage não é culpado de nada, a não ser de dar mensagens religiosas pacíficas que autoridades governamentais vêem como polémicas, então o governo claramente ultrapassou os seus limites constitucionais», disse Whitehead.
Marcavage é o director de um ministério de evangelismo cuja missão é a proclamação pública do Evangelho. Ele rotineiramente viaja pelo país pregando em fóruns públicos tradicionais, distribuindo literatura cristã e envolvendo os transeuntes em debates sobre a fé cristã.
Traduzido e adaptado por Júlio Severo do artigo de WND: «Preacher demands to know "terror watch" status»

Renascer 2012 é opção de um Carnaval diferente



A Comunidade Católica Shalom realizará nos dias 19,20 e 21 de Fevereiro a vigésima sexta edição do Renascer no Ginásio Paulo polidesportivo Sarasate. O evento tem entrada franca e início sempre às 8h da manhã, estendendo-se até às 20h.
O evento marca a abertura das comemorações dos trinta anos de acção evangelizadora da Comunidade Católica Shalom. Estão confirmados no Renascer 2012 as presenças de Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Shalom e membro consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dicastério romano ligado ao Papa e Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade Shalom e escritora cearense.
A programação do Renascer consta de palestras, actividades artísticas, orações, louvor, Missa em favor dos enfermos e Adoração ao Santíssimo Sacramento. A animação fica por conta dos músicos da Comunidade Shalom, entre eles a Banda Missionário Shalom e as cantoras Suely Façanha e Ana Gabriela.
A organização do Renascer 2012 monta uma completa estrutura no ginásio coberto com praça de alimentação, área de exposição dos projectos de Promoção Humana da Comunidade Shalom, ambulatório e serviço de aconselhamento individual aos que desejarem.
Para as crianças a opção é o Renascerzinho que acontecerá no Ginásio do Colégio Salesiano Dom Bosco (Avenida Antônio Sales, 116 - Joaquim Tavora, próximo ao Paulo Sarasate) com uma programação específica para o público como jogos, gincanas, teatro e momentos de oração, tudo orientado por monitores, pedagogos e casais do Projecto Família Shalom.
Além dos trabalhos de dois mil voluntários, o Renascer conta com o apoio dos órgãos públicos de segurança e mobilidade urbana. Também foi renovada a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará- Hemoce. Durante os dias de Carnaval, o Renascer torna-se o posto oficial de colecta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea na cidade de Fortaleza.
O objectivo principal do evento é oferecer aos participantes a opção de um Carnaval diferente, marcado pela alegria. «Nós costumamos dizer que a alegria experimentada no Renascer não acaba na Quarta-feira de Cinzas, mas se prolonga por toda a vida», disse Tobias Cortez, organizador do evento. «Além disso, possibilitamos que o fortalezense aproveite o Carnaval sem ter que sair da capital. Sabemos que o número de acidentes aumenta neste período», completou Cortez.
Mais informações:  www.­comshalom.­org/­renascer/­

A bomba demográfica


Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto do C.M.







Há uma bomba latente que ameaça o futuro deste País. É o envelhecimento e a quebra da população, motivados pela reduzida taxa de natalidade

É uma ameaça mais grave do que a longa crise económica em que mergulhámos. Obviamente que o empobrecimento agrava os efeitos desse icebergue em direcção ao qual este país caminha inexoravelmente. As estatísticas dão conta da quebra de um milhão de jovens em apenas 30 anos. Os saldos migratórios é que permitiam o crescimento da população. Mas em 2010 esse fenómeno não foi suficiente e Portugal encolheu. Este ano, com o êxodo de milhares de pessoas, a tendência vai agravar-se. Se nada for feito, em poucas décadas Portugal parecerá um lar de idosos falido.