quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A maçonaria europeísta contra a liberdade religiosa

Da imprensa


Os crucifixos nas escolas

A decisão do Tribunal de Estrasburgo, que exige a retirada de crucifixos das escolas públicas “carece de legitimidade” de acordo com a decisão do Constitucional italiano.

O Tribunal Constitucional italiano decidiu que a lei italiana está acima da decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos que sancionava os crucifixos das escolas públicas transalpinas.

No passado mês de Novembro, o Tribunal europeu ordenou a remoção de todos os crucifixos das escolas públicas, na sequência de uma queixa de uma mãe. A decisão do tribunal de Estrasburgo causou indignação em Itália e especialistas advertiram que a decisão prejudicava a liberdade religiosa e a soberania nacional dos Estados-Membros da União Europeia.

Agora, o representante máximo legal italiano, o Tribunal Constitucional, decidiu que a ordem de Estrasburgo, está em conflito com a Constituição italiana, e que, portanto, “carece de legitimidade”.
Piero A. Tozzi, da Catholic Family and Human Rights, disse que a decisão é um alerta contra as decisões com motivação ideológica do Tribunal de Estrasburgo e vai contra a sua ultrapassagem dos limites jurisdicionais.

O senador italiano Stephen Ceccanti salientou a importância “do valor da cultura religiosa no património histórico do povo italiano e da contribuição dos valores do constitucionalismo, como um símbolo de valor dentro dos limites da Constituição”.

Uma sentença polémica

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em 3 de Novembro passado, declarou a presença de crucifixos nas salas de aula das escolas “uma violação dos direitos dos pais a educar os seus filhos de acordo com as suas convicções” e “da liberdade da religião dos alunos”. O processo iniciou-se após o recurso interposto por Soile Lautsi, uma mulher italiana de origem finlandesa, que, em 2002, solicitou a remoção dos crucifixos do Instituto Estatal Italiano Vittorino da Feltre, no qual estudavam os seus dois filhos.

Naquela ocasião, a escola recusou-se, por considerar que o crucifixo faz parte do património cultural italiano, um argumento que foi posteriormente confirmado nos tribunais italianos. Posteriormente, o Tribunal de Estrasburgo deu-lhe razão e declarou a exposição de crucifixos nas salas de aula públicas ”uma violação dos direitos fundamentais”. Lautsi recorreu a este Tribunal, após inúmeras tentativas frustradas nos tribunais italianos.

Agora, o governo italiano teve de pagar 5.000 € “pelos danos morais sofridos”. A sentença é a primeira que este tribunal dependente do Conselho da Europa emite em matéria de símbolos religiosos nas salas de aula.

A ministra da Educação, Mariastella Gelmini, mostrou, então, publicamente a sua oposição à decisão do Tribunal e sublinhou que “ninguém, muito menos um tribunal europeu impregnado de ideologia, conseguirá arrancar-nos a nossa identidade” A ministra que repudiou a decisão considerou que “a presença de crucifixos nas salas de aula não significam uma adesão ao catolicismo, mas representam a nossa tradição”.

Apelo a dadores de medula óssea

O Kiko de apenas 10 anos, está com uma leucemia gravíssima. Para ter hipótese de sobreviver precisa de receber urgentemente um transplante de medula óssea e precisa de encontrar um dador compatível. A probabilidade disso acontecer é muito pequena: de 1 para 10 000. Quem sabe um de nós não o pode ajudar?
Contactar Maria João Costa mjcosta@dquixote.leya.com


Entrevista da Irmã Ângela Coelho a «Mensagem»

«O Francisco é um talento
que Deus confiou ao nosso mundo!»


Entrevista à Irmã Ângela Coelho, no âmbito do congresso «Francisco Marto - Crescer para o Dom». Ângela de Fátima Coelho é religiosa e médica. Pertence à Congregação da Aliança de Santa Maria.
Exerce medicina no Hospital de Leiria e é Mestra de noviças da sua congregação.
É docente no Curso de Ciências Religiosas no ISCRA (Aveiro) e no Curso Geral de Teologia, do Centro de Formação e Cultura, da Diocese de Leiria-Fátima.
É especialista na Mensagem de Fátima, tema sobre o qual faz numerosas conferências em Portugal e no estrangeiro. Será moderadora de um dos painéis temáticos do Congresso sobre Francisco Marto, motivo pelo qual fomos conversar com ela, procurando aprofundar as razões, os conteúdos e as suas próprias expectativas em relação a este congresso.
Em primeiro lugar… justifica-se um congresso sobre uma criança, Francisco Marto?

Claro que sim. Ao longo destes 90 anos tem-se falado tanto na mensagem de Fátima, e a vida dos pastorinhos começou a ganhar um relevo grande a partir da sua beatificação, no ano 2000. Justifica-se, para já, por essa razão: porque ainda não é muito conhecida, nem divulgada, nem aprofundada a personalidade do Francisco. Este congresso pode ser um bom ponto de partida para isso mesmo, pois há muita informação que agora começa a estar ao nosso dispor. Até agora centrava-se muito sobre as Memórias da Irmã Lúcia e alguns livros de espiritualidade, mas actualmente temos mais informação, como a Documentação crítica de Fátima.

O que torna essa personalidade do Francisco Marto assim especial?

A Mensagem de Fátima assenta naquilo que Nossa Senhora pediu, e foi posto em prática pelas três crianças, Francisco, Jacinta e Lúcia, no seu conjunto, mas também por cada um deles de uma forma individual, em que cada um contribuiu com algo especial. Lembro uma passagem do Antigo Testamento que pode ser inspiradora para essa leitura, quando Elias sobe ao monte Horeb para se encontrar com Deus: primeiro há um trovão, um vento muito impetuoso, que me faz lembrar a Lúcia, aquela que vê, que fala e que fica com a missão de anunciar; depois surge o fogo, que faz lembrar a Jacinta, que tinha no peito aquele ardor pelo Coração Imaculado de Maria e pelo Santo Padre; finalmente, vem a brisa suave onde estava Deus, que me lembra o Francisco, uma criança contemplativa, uma criança de silêncio, que encontra Deus neste silêncio. É por ser uma alma silenciosa que é capaz de captar, de uma forma especial, aquilo que foi, por exemplo, o Coração eucarístico de Jesus.
O Francisco tem também isso de especial: encontra a sua missão muito cedo, é uma criança que se retira para o “deserto” da Serra de Aire, onde desenvolve a sua dimensão contemplativa.

Podemos dizer que essa é a principal característica que o distingue das outras duas videntes de Fátima?

Sim, mas há muitas outras coisas que o distinguem. O Francisco era mais introvertido, mais pacífico, era aquele menino calmo que perdia os jogos mas não levava a mal, não ficava amuado, ao passo que a Jacinta amuava logo. Depois das aparições, o Francisco vai mudar e muda também a partir da sua natureza: gosta de estar sozinho, mas tem um sentido para esta solidão, que era o estar com Deus.

Era um rapaz também muito sensível. Dos três, é o mais sensível à natureza, gosta muito de animais e vive apaixonado pela música, pelo seu pífaro.

É ainda muito corajoso. Na prisão, é ele que dá força à irmã quando ela está a chorar, é ele que a encoraja e anima.
Outra coisa que o caracteriza é a sua capacidade de discernimento. Por exemplo, quando vê a Lúcia em apuros, por não saber o que responder às pessoas, ou por não querer ir às aparições em Julho com medo de que seja o demónio, é o Francisco que lhe dá coragem e lhe mostra que está enganada: como é que pode ser o demónio, “se Nossa Senhora é tão bonita e o demónio é tão feio”?

O que podem ver de interessante as crianças de hoje neste menino nascido há 100 anos?

As crianças podem olhar para ele, porque é uma criança absolutamente normal. Portanto, as crianças de hoje, que brincam com playstation e computadores, podem rever-se no Francisco porque não era uma criança extraordinária. Mas viveu um acontecimento especial, que o levou a desenvolver algumas virtudes e características, que me parecem ser fundamentais para as crianças de hoje.
Por exemplo, o sentido da obediência. O Francisco era muito obediente aos pais e também obedeceu prontamente aos pedidos de Nossa Senhora. Ela pediu para rezar muitos terços a fim de ele ir para o Céu, e o Francisco não pergunta porquê, não resmunga, não faz birra, apenas reza.
Outro aspecto é o sentido da pureza que o Francisco tinha. Ser puro é ver as coisas como Deus as vê, ver as pessoas e os acontecimentos como Deus os vê, com o olhar de Deus.
O Francisco desenvolveu muito este sentido da pureza, por exemplo, na forma como aconselhava a prima a não andar com certo grupo de colegas, para não aprender a dizer palavras feias, pois “Jesus fica triste”. As nossas crianças têm muito a aprender com ele.. Por exemplo, no uso da internet, que é uma coisa maravilhosa, mas também com alguns perigos, concretamente na dimensão da pureza, onde tantas imagens deformam o nosso olhar, levando-nos a ver a vida com malícia.
Uma característica fundamental é a humildade do Francisco. Nas aparições, a Lúcia via, ouvia e falava, a Jacinta via e ouvia, e o Francisco só via. Nunca se queixou, nunca se sentiu diminuído, nunca disse “coitadinho de mim, porque só vejo”, assumiu o que era, assumiu os seus limites. No nosso tempo, em que cada criança tem que ser melhor que a outra, num mundo marcado pela competitividade, onde não há direito a ter medos nem fraquezas, numa sociedade que exige ser o mais inteligente, o mais bonito, o mais rico, o mais poderoso… o Francisco com o seu jeito humilde ensina muito às crianças de hoje.
Por tudo isto, penso que o Francisco, que era uma criança absolutamente normal, se transformou numa criança especial, que todas as crianças normais deste tempo podem perfeitamente imitar.

Dadas essas características, podemos dizer que o Francisco pode também ser inspirador para os adultos?

Muito. O Francisco era criança, mas tinha uma infância madura. Com a vivência espiritual da mensagem de Fátima, não deixou de ser criança, apreciava a companhia da prima e da irmã, gostava do carinho do pai e da mãe.
O que os adultos mais podem aprender com o Francisco é, desde logo, a prudência, a sensibilidade que ele demonstra. Lembro aquele conselho à Lúcia para ela não voltar da escola com certos amigos, para ir um “bocadinho para o pé de Jesus escondido e depois vir sozinha para casa”. Quantos pais, na educação dos filhos, podem aprender com esta prudência do Francisco!
Há outras características que são inspiradoras para os adultos: a sua lucidez, a sua consciência recta, o seu amor à verdade, que o seu pai, “Ti Marto”, frequentemente confirmava. Esta consciência da rectidão é importantíssima, num mundo onde a verdade é relativa, e tudo é relativo.
No pequeno Francisco era saliente o seu sentido de responsabilidade e a sua insistência em ser fiel aos compromissos assumidos. Tinha-lhe sido confiada de forma especial a missão de rezar, concretamente de rezar muitos terços, apelando à sua dimensão contemplativa. E ele nunca abriu mão daquilo a que se tinha comprometido. Num mundo onde também os compromissos comprometem tão pouco as pessoas, numa sociedade tão light, ao nível da profissão, do trabalho, das relações familiares, o Francisco pode ajudar muito neste sentido da responsabilidade e do compromisso.

Normalmente associa-se a imagem do Francisco ao contemplativo do grupo. Pelo que acaba de dizer, ele poderá ser modelo, não apenas para pessoas com gosto pela oração contemplativa, mas também para quem tem uma vocação mais “activa” na Igreja e na presença no mundo…

Claro que sim. A Igreja é simultaneamente missionária e contemplativa, como diz a Sacrossantum Concilium. A Igreja tem estas duas dimensões, e cada um de nós tem essas duas dimensões, a dimensão activa, apostólica e a contemplativa. A dimensão contemplativa, de facto, é o fim da nossa vida, que é a união com Deus.
No fundo, o Francisco é alguém que vive esta dimensão contemplativa de uma forma especial. Ele é para nós um alerta, um sinal que nos lembra que isto da contemplação, da dimensão espiritual da vida, é para todos. Ou seja, o Francisco é um apelo a não nos esquecermos desta nossa dimensão de união com Deus, do fim da nossa vida para o qual existimos, que é o estar com Cristo.

Em relação à mensagem de Fátima, qual considera ser o conteúdo que o Francisco encarnou mais intensamente?

Antes de mais, o Francisco era um apaixonado pela beleza. Ele tem uma frase muito interessante a este propósito: “Gostei muito de ver o Anjo, mas gostei ainda mais de Nossa Senhora. Do que gostei mais foi de ver a Nosso Senhor naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito”. Ou seja, o Francisco é apaixonado pela beleza, muito sensível à beleza, e consegue perceber essa gradação: o Anjo é bonito, Nossa Senhora é mais, mas mesmo mais bonito é Nosso Senhor.
Depois, a sua espiritualidade reparadora: ele vivia intensamente numa vontade de consolar a Deus, a “Jesus Escondido”. Vive um grande sentido de compaixão.

Como é que ele viveu tudo isto?

Pela adoração eucarística. O Francisco passava horas diante de “Jesus Escondido”. A que grau de intimidade chegou Francisco com Jesus, nós nunca o saberemos. Há o caso de uma senhora que pede uma graça para um filho que foi acusado de um crime falso. O Francisco vai rezar e no fim da oração diz à Lúcia: “Diz à tua Teresa que daqui a poucos dias ele vem para casa”.

Como é que uma criança passa uma manhã com Jesus escondido e depois tem a certeza absoluta de que consegue uma graça?

Sem dúvida, também não podemos excluir o seu amor ao Rosário. Nossa Senhora disse que o Francisco tinha de rezar muitos terços, e ele diz: “Ó minha Nossa Senhora, terços rezo tantos quantos tu quiseres”.

Em que medida a experiência e o testemunho do Francisco Marto pode ser estimulante para a vivência da fé cristã?

Tudo o que é pedido aos Pastorinhos, insere-os naquilo que sempre foi a tradição de vida da Igreja. A experiência dos Pastorinhos mostra-nos que até uma criança, num curto espaço de tempo, em dois ou três anos, consegue viver de modo intenso e profundo o mistério da Eucaristia. No Francisco é especialmente visível o amor aos pecadores, com os quais se sentia solidário, unindo-se a eles e fazendo sacrifícios por eles.
É isso que é estimulante para a nossa vivência cristã: se uma criança o fez, eu também o posso fazer, são coisas simples e conhecidas, nada de extraordinário. Porque se fosse algo de extraordinário eu poderia desculpar-me e dizer “não sou capaz, não é para mim”.

Como médica, trabalhando de perto com pessoas em sofrimento e tendo conhecimento do tipo de sofrimento por que passou o Francisco, acha que o modo como ele encarou a doença e lidou com a dor é também um modelo que sirva para nós?

O que me chama a atenção nos meus doentes é a forma como cada um vivencia a sua doença. No caso do Francisco, noto que a sua atitude não é tanto o “porquê a mim?”, mas o “para quê?”, o “que é que eu posso fazer, com esta circunstância que tenho?”
O Francisco conseguiu encontrar um sentido para o seu sofrimento, que até enchia de gozo e de alegria a sua doença. Vivia para consolar a Deus e Nossa Senhora, para converter os pecadores. Desta forma, fez da fase final da sua vida um dom, inclusivamente da sua doença. Parece-me que ele encarou a doença de um modo ajustado, sofrendo com paciência e “resignação activa”, não como “coitadinho de mim”, mas como quem integra a doença na sua vida, com todo o seu carácter, todas as suas capacidades, todo o seu sentido.
Tenho encontrado crianças a sofrerem assim e também adultos. Há quem sofra de forma revoltada e zangada, e há quem sofra de forma paciente, sem se deixar dominar e escravizar pela doença, assumindo-a com decisão, mas vivendo-a como um acontecimento da vida.

Essa é mesmo a questão que nos surge: toda essa maturidade e até a austeridade que marca a vida do Francisco é normal numa criança? Hoje não seria sintoma de uma patologia?

Não! Há crianças que sofrem com muito amor, com muito sentido de entrega. Claro que não é comparável ao sentido do Francisco, porque ele teve uma experiência única, mas também não é totalmente desajustado, porque também ele cumpriu tudo o que havia a cumprir, não fez nada de extraordinário mesmo durante a doença.

Que expectativas tem em relação a este Congresso?

Eu estou muito entusiasmada e também muito expectante.
O congresso é uma excelente oportunidade para reflectirmos sobre a personalidade humana do Francisco, aquilo em que a vivência da mensagem de Fátima o fez transformar como menino e, depois, como morreu. Pode ser um momento excelente, de enriquecimento para todos nós, e espero que muitos possam aproveitar. Ao falar desta criança, o congresso recordará um modelo que tanto pode ensinar.
O Francisco é um talento que Deus confiou ao nosso mundo!