segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Faleceu o sacerdote presidente
da associação de exorcistas
fundada pelo Pe. Amorth


No passado 8 de Novembro, com a idade de 65 anos, faleceu o presidente da Associação Internacional de Exorcistas, Pe. Giancarlo Gramolazzo, depois de ter padecido uma grave enfermidade. Este organismo foi fundado em 1990 pelo exorcista da diocese de Roma e o mais conhecido do mundo, o Pe. Gabriele Amorth, quem foi seu presidente até ao ano 2000.

O Bispo Auxiliar de L'Aquila (Itália), Dom Giovanni D'Ercole, presidiu às exéquias do Pe. Gramolazzo na paróquia romana de Todos os Santos.

A Eucaristia foi concelebrada por 60 sacerdotes. Nela estiveram presentes os familiares e membros da Congregação fundada por São Luigi Orione, à qual pertencia o exorcista e o Bispo que presidiu a liturgia.

Também participaram alguns sacerdotes exorcistas e representantes da Associação Família da Imaculada, fundada pelo Pe. Gramolazzo.

A Rádio Vaticano esboçou um perfil deste presbítero que esteve à frente da Associação Internacional de Exorcistas desde ano 2000 e recorda que nasceu em Ortonovo na província de La Spezia. Uma nota de sua congregação recorda que "o Pe. Giancarlo foi exorcista e se dedicou a este delicado ministério por mais de 30 anos, tornando-se também presidente internacional dos exorcistas. Estava culturalmente preparado e era espiritualmente sensível, atento às necessidades do próximo.

Comunicadores devem ser construtores da verdade

Cardeal Bertone

Durante a homilia da Missa que se celebrou na Basílica de São Pedro e que deu início à terceira jornada de trabalho do Congresso de Imprensa Católica, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, recordou aos comunicadores que sua missão é converter-se em construtores da verdade e promover a cultura de respeito pela dignidade da pessoa humana.

O Escritório de Imprensa da Conferência Episcopal do Chile informou que o Cardeal Bertone reflectiu em torno do Evangelho de São Lucas e se referiu ao valor da oração na vida da comunidade, porque "quem aprende a orar, aprende a bem viver".

Ao referir-se ao rol dos comunicadores como construtores de verdade, o Secretário de estado enfatizou que os meios de imprensa da Igreja devem ser capazes de transmitir incisivamente a mensagem do Evangelho, e que isso responde a uma urgente exigência da fé de hoje.



Um dos temas deste congresso católico foi o das novas tecnologias. Sobre este tema a Dra. Leticia Soberón explicou o tema de "A Imprensa Católica e a Internet", enquanto o vaticanista italiano Sandro Magister explicou que a relação entre a imprensa impressa e a Internet não é fácil, e expôs que a integração do texto com os recursos digitais multimédia é um elemento chave para o futuro do jornalismo.



Por sua parte o professor Daniel Arasa, da Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade da Santa Cruz, expôs os principais desafios da cultura digital ao serviço da comunicação eclesiástica. Entre eles se referiu à necessidade de pôr o usuário no centro da comunicação, de assumir uma linguagem multimédia e sistemas multiplataforma integrados em uma estratégia global de comunicação e em constante monitoriamento.



Ao concluir o terceiro dia de reuniões, os diversos expositores responderam perguntas dos participantes em torno das realidades da presença digital em cada país, os critérios para assumir alguns dos desafios expostos e as possibilidades de compartilhar novas experiências e recursos.