domingo, 27 de novembro de 2011

As provocações do bando de corruptores
da Benetton
e dos retransmissores de cá

Heduíno Gomes
1 – Não são de hoje as provocações dos corruptores da Benetton contra os valores morais da Civilização e as instituições que os sustentam.
Já nos anos 80 e 90 do século passado esses energúmenos se dedicavam a essas provocações, o que suscitou uma onda de protestos e boicotes em vários países. Pela minha parte, sendo nessa altura cliente da marca numas centenas de contos por ano, com a vantagem adicional para ela de os produtos serem regularmente exibidos em televisão, tomei a decisão – individual, é certo – de cortar com tal fornecedor.
Hoje, com a campanha provocatória que tal bando desencadeou, pelos vistos, torna-se necessário que as pessoas decentes organizem um movimento de boicote à marca.
Os bandidos só conhecem os argumentos da força e aqueles que lhes tocam na algibeira.
Mas por cá há igual.


2 – A organização Balsemão alberga gente da mesma laia.
Aliás, a organização Balsemão é um antro deles. Efectivamente, no dia 17.11.2011, a partir de cerca das 9:25 na SIC Notícias, assistimos a uma indecente defesa desses provocadores e corruptores, com um descaramento que só pode ter origem em algum lóbi secreto empenhado na destruição da Civilização. Pedro Cordeiro, jornalista do Expresso, no papel de comentador na SIC Notícias, a propósito da fotomontagem com o Papa a beijar um muçulmano, diz «aplaudir a ousadia e originalidade da Benetton». Enquanto isto, ia o pivot da SIC Notícias João Moleira, com o sorriso de palerma do costume, a dar achegas ao comentador.
Será que tal comentador e tal pivot aplaudiriam «a ousadia e originalidade da Benetton» se esta fizesse uma fotomontagem em que os seus pais fossem colocados a beijar na boca o Carlos Cruz ou as suas mães a beijar na boca a Ana Zanatti?
Pelos vistos, torna-se necessário organizar por cá um movimento de boicote aos produtos da organização Balsemão, que alberga gente da mesma laia e faz de retransmissor da decadência e da provocação.


3 – Mas por cá há ainda pior.
Pior por virem de dentro da própria Igreja. Em declarações ao DN (18.11.2011), o energúmeno que se apresenta como padre e que responde por José Luís Borga, produziu declarações satânicas no mesmo sentido, não hesitando mesmo em vomitar outras provocações da própria lavra. Até se despede do entrevistador dizendo-lhe que está disposto a dar-lhe um beijo «em qualquer parte». Parece ser seu hábito dar beijos a homens em qualquer parte.
Pelos vistos, torna-se necessário que o seu bispo imediatamente lhe mova um processo. Sob pena de conivência.
Vejam-se em baixo as declarações do energúmeno Borga.

-----------------------------------------------------------
O Borga no Diário de Notícias
Diário de Notícias, 18 de Novembro de 2011

ALEGAÇÕES FINAIS

Entrevista de Nuno Cardoso ao Borga
«SE FOSSE EU, RIA-ME E COLOCAVA
A IMAGEM À PORTA DO VATICANO»

 O novo anúncio da Benetton, para a campanha Unhate e que simula um beijo entre o Papa Bento XVI e um imã do Cairo, Al-Azhar, revoltou o Vaticano e o mundo católico. O que achou da imagem em questão quando a viu? Também ficou chocado?
Nada disso. Não vejo mal nenhum na imagem. É um beijo, algo normal. Se fosse eu, não reagia como o Vaticano. Ria-me da situação e, se calhar, até colocava a imagem na porta do Vaticano. E estamos a falar da Benetton, este tipo de campanhas já é normal. Não vejo malícia na imagem. Na verdade, vejo-a como um fait-diver.
Não considera que é, efectivamente, uma campanha «ofensiva» para o Papa, como afirmou o Vaticano?
É claro que um beijo num imã não é ofensivo para o Papa, nem para ninguém. Mas para quem gosta de ferver com pouca coisa, se calhar aquilo é mais do que ofensivo. Está, de resto, muito bem conseguido para quem quer provocar. Foi uma óptima estratégia de marketing da Benetton, que conseguiu, efectivamente, espalhar a sua mensagem à escala global e num curto espaço de tempo.
Deduzo, pelo seu discurso, que não concorde com a decisão do Vaticano de levar a Benetton a tribunal, segundo a Fox News…
Óbvio que não, tudo isto é um exagero. A reacção do Vaticano saiu pior do que o soneto, pareceu-me claramente desajustada do contexto. É a minha maneira de ver as coisas.
Porque diz isso?
O Vaticano ainda não aprendeu a ter as costas largas e a distanciar-se destas polémicas. Às vezes, o desprezo é a melhor atitude. A imagem só ofende quem se deixa ofender. Chegar a este ponto só mostra uma enorme falta de humor do Vaticano. Acaba por ser um absurdo. Levar a tribunal a Benetton é ir atrás do que eles querem, é alinhar com eles e com a sua provocação. Já foram feitas coisas muito mais ofensivas à Igreja do que esta campanha de publicidade, e que a Igreja não levou a tribunal.
O Vaticano foi o primeiro a reagir à campanha. A Casa Branca fê-lo depois, uma vez que Barack Obama também surge na campanha, em duas imagens, a beijar Hugo Chávez e Hu Jintao…
Pois, exactamente. O Vaticano devia ter esperado para ver o que os outros protagonistas da campanha faziam ou diziam, antes de reagir desta forma. A atitude do Vaticano é de uma baixeza… Olhe, eu espero é que aquela gente ganhe juízo.
Olhando para o passado, recordo que a Benetton, já em 1991, «criticou» a Igreja numa campanha de publicidade, ilustrada com um beijo entre uma freira e um padre. Não poderá haver aqui uma espécie de perseguição?
Desde quando é que pessoas aos beijos se tornou algo ofensivo? Era pior se fosse gente à chapada (risos). Um beijo, apesar de tudo, não é algo que os ofenda. Aquela gente [Vaticano] tem pouco humor. Só isso.
Padre Borga, obrigado pela sua reacção e pelo comentário sobre este caso.
De nada. Já agora, um beijo para si, onde quiser (gargalhada).
«
A atitude do Vaticano é de uma baixeza… Eu espero é que aquela gente ganhe juízo […] Desde quando é que pessoas aos beijos se tornou ofensivo? Era pior se fosse à chapada (risos)
»

Aguardamos, pois, o que o Bispo respectivo vai fazer a este agente satânico.

Sem comentários: