segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Documentário testemunha ajuda de Pio XII às vítimas da II Guerra Mundial


Filme narra a criação de refeitórios e dormitórios em Roma e testemunha compromisso do Papa em favor da paz

A ajuda oferecida pelo Papa Pio XII às vítimas da II Guerra Mundial, independentemente de sua religião, pode agora ser constatada através de filmes recentemente redescobertos.

O achado mais surpreendente é o filme "Guerra à Guerra", realizada em 1948 por Romolo Marcellini e Giorgio Simonelli. O filme, de 67 minutos, foi encontrado na Cinemateca Italiana, em estado bastante deteriorado.

No documentário, que em algumas passagens apresenta uma história cinematográfica, podem-se ver "imagens extraordinárias da Segunda Guerra Mundial, particularmente duras, mas muito eficazes para sublinhar o drama do conflito", explicou Claudia Di Giovanni, delegada da Filmoteca do Vaticano.

O espectador pode ver como o Papa converteu as grandes salas do palácio apostólico de Castel Gandolfo em dormitórios para mulheres e crianças refugiadas. O filme inclui sequências da Praça de São Pedro e da Basílica de São João de Latrão, em Roma, onde por indicação de Pio XII se criaram refeitórios para dar de comer à população que atravessava a penúria da guerra.

O documentário "é particularmente importante pois representa a tentativa do catolicismo de comunicar a sua oposição à guerra através do cinema. O filme não pôde praticamente ser distribuído no período pós-guerra, mas é um testemunho fundamental do compromisso do Papa Pio XII em favor da paz", referiu a delegada da Filmoteca Vaticana.

"A restauração do filme foi apresentada no festival de cinema de Veneza, em Setembro passado, impressionando a crítica e o público", afirmou Claudia Di Giovanni. Os realizadores optaram por "um estilo narrativo inspirado no neo-realismo, simples mas eficaz, que não oculta o horror, mas representa-o em toda a sua realidade mais que explícita, sobretudo se consideramos que se trata de um filme de 1948", acrescentou.

A Filmoteca Vaticana, que colaborou com a Cinemateca Italiana na restauração do filme, possui uma cópia que será projectada fora do circuito comercial.

Outros documentos audiovisuais

O filme "Guerra à Guerra" não é o único testemunho audiovisual que narra a ajuda de Pio XII aos necessitados, entre os quais também havia judeus.

A Filmoteca Vaticana recebeu recentemente 70 filmes que documentam a actividade da Pontifícia Obra de Assistência, criada pelo Papa Pio XII para ajudar as vítimas da Segunda Guerra Mundial, informou Claudia di Giovanni.

Zenit

Sem comentários: