segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Disco do Papa a 29 de Novembro

«Alma Mater. Music from the Vatican» vai ajudar na educação musical de crianças pobres

Será lançado em todo o mundo, no próximo dia 29 de Novembro, o disco «Alma Mater. Music from the Vatican», com a voz de Bento XVI. Uma parte das receitas provenientes da venda será direccionada para a educação musical de crianças pobres dos cinco continentes.

A produção é fruto de um acordo discográfico entre a Geffen-Universal, uma das principais siglas dos EUA, e a Multimedia, etiqueta dos Paulistas.

Em «Alma Mater», o Papa lê e canta acompanhado pelo Coro da Academia Filarmónica Romana e pela célebre Orquestra Filarmónica Real de Londres. São oito trechos originais de música sacra moderna, misturados com orações, ladainhas e cantos marianos. Bento XVI fala em latim, italiano, francês, alemão e português.

As músicas do disco procuram responder à intenção de produzir um CD que fosse universalmente atraente, e têm como inspiração os cantos gregorianos, com suas profundas raízes históricas.

Elas foram seleccionadas por uma comissão de três compositores: Simon Boswell, Stefano Mainetti e Nour Eddine, respectivamente um ateu, um católico e um muçulmano.

Já em 1999, João Paulo II participou numa iniciativa semelhante. A primeira tiragem do CD «Abba Pater», de mais de um milhão de cópias, esgotou-se em poucos dias.

Sem comentários: