domingo, 29 de março de 2015


Gloria Alvarez sobre o populismo



https://www.youtube.com/watch?v=xkYEXS16dZA

Transcrição:

Muito obrigada a todo o comité organizador, a todas as instituições de Zaragoza que nos receberam aqui.

Queridos amigos e companheiros latino-americanos, creio que os desafios que temos neste primeiro parlamento ibero-americano são extraordinários. E a proposta que quero fazer, especificamente retomando o que o Dr. Florentino acaba de nos transmitir, é desmantelar o populismo através da tecnologia. E vou explicar-lhes o porquê.

Há debates sobre esquerdas e direitas, o que de facto é mais utilizado pelos populistas do que pelas pessoas que estão tentando resgatar as instituições. O populismo, praticado como as pessoas que conhecemos têm praticado, e conhecendo-o como nós o conhecemos, a primeira coisa que faz é acabar com as instituições, pouco a pouco. Reescrever constituições para poder adequá-las aos desejos de diferentes líderes corruptos que temos na América Latina.

O populismo, no entanto, não existe por pura casualidade. E também cabe a nós, não só denunciar as atrocidades que o populismo comete contra as nossas instituições, mas também reconhecer o péssimo trabalho dos sistemas governamentais anteriores, que levaram à crise absoluta, às pessoas e às populações que em desespero recorreram a esses líderes. Às vezes por vias democráticas, e que por isso, justificam a sua permanência no poder.

Por isso, creio que mais que a batalha entre esquerda e direita, nós que somos contra o populismo, devemos falar de populismo versus república. Porque a república é que realmente garante a institucionalidade do Estado. Desde os tempos antigos dos gregos, filósofos como Sócrates e Aristóteles viram os defeitos da democracia. E por que viram? Porque há três direitos fundamentais e irrenunciáveis a cada um de nós. A nossa vida, através da qual podemos exercer os nossos projectos. A nossa liberdade, através da qual nos podemos expressar, podemos trabalhar, nos podemos mobilizar para possuir a crença da nossa preferência, e poder expressar também assim os nossos sistemas políticos e o que esperamos de um governo. E por último, a nossa propriedade privada. A nossa propriedade privada começa pelo nosso corpo, pela nossa integridade. A nossa propriedade é a sobrevivência desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos, de todas as coisas que conseguimos realizar.

Estes três direitos, no entanto, podem existir em cada um de nós sem impedir os direitos de outras pessoas. E quanto aos outros direitos? Como por exemplo, direito à saúde, à educação, ao vestuário, e a uma série de direitos que foram exigidos pelos povos de cada um dos nossos países, e que não foram atendidos. O problema desses direitos, e que os gregos já viam desde aquela época, é que eles precisam de uma renúncia prévia, do direito de propriedade de alguém, antes de serem outorgados. E é aí que os nossos governos falharam. Porque ao dizer que todos têm direito a essas coisas, nunca foi estipulado quem deveria renunciar a certos direitos para outorgar a esses outros. E desse mal estar, é que os nossos povos decidiram recorrer aos regimes totalitários e populistas que vemos hoje.

Independente da nossa ideologia política, sejamos liberais, ou sejamos social-democratas, devemos reconhecer que esse é um debate necessário para a região. Se vamos dar direitos de onde vamos tirá-los? E com que recursos vamos pagá-los? Porque se isso não for estabelecido, os nossos povos vão seguir interminavelmente vendo nestes líderes a resposta e a solução.

Gostaria de retomar o que disse o Sr. Florentino sobre a sua definição de populismo. Ele disse que «é o atalho pelo qual jogamos com paixões, ilusões e ideais do povo, para prometer o impossível, aproveitando-se da miséria das pessoas, deixando de fora, absolutamente, toda a razão e a lógica na tomada de decisões». Joga com a necessidade, para simplesmente impor uma ditadura. Joga com a necessidade dos nossos povos, e isso foi algo que os gregos previram. Desde que disseram: há três tipos de governo. Um onde há um governante, que se chama monarquia, e pode acabar virando ditadura. Outro onde governa um grupo que se chama aristocracia, e pode acabar virando oligarquia, e nós na América Latina conhecemos bem isso. Porque as nossas aristocracias, as nossas elites, acabaram virando oligarquias. Ou há uma democracia, onde todos governam, e que acaba degenerando numa demagogia, algo que nós também conhecemos. Quando os gregos viram essas três formas de governo, deram-se conta que a república era a resposta. Porque a república dava essas três institucionalidades. O monarca na forma de presidente, a aristocracia na forma de um parlamento, e a democracia como veículo e via de comunicação. É por isso que a república anula os vícios de cada uma das três formas de governo, para agrupar as três e formar a institucionalidade que o populismo, hoje, está destruindo.

Por isso quero chamar a atenção e propor à assembleia, para acabarmos com o populismo através da tecnologia. Porquê através da tecnologia? Porque hoje mesmo falámos de que as mudanças que estão surgindo nos nossos países, e que estão surgindo com a tecnologia, não estão sendo acompanhados pela educação necessária. E o que acontece se eu passo a receber novas possibilidades, novas formas tecnológicas de me comunicar com o mundo, mas ao mesmo tempo não me educo? Não tenho prioridades claras. Por isso nos nossos parlamentos já não se trocam ideias, a razão e a lógica já perderam a importância que deveriam possuir. Já não há respeito pela discussão, por deixar de fora as falácias. E os nossos líderes populistas anulam toda a razão e toda a lógica dos seus argumentos aumentando paixões. E nós também temos que utilizar uma paixão. Uma paixão pela educação, uma paixão pela troca de ideias e uma paixão pelo conhecimento, porque queremos ser pessoas e indivíduos empoderados. Porque outra coisa que o populismo faz é anular a dignidade das pessoas. Faz com que as pessoas se sintam incapazes e sem dignidade para governarem as suas próprias vidas. Faz com que elas pensem que precisam de um líder para controlar absolutamente tudo, para poderem seguir adiante.

A definição do Florentino, também defende algo que nós do movimento dizemos. O populismo ama tanto os pobres que os multiplica. Porque o que procura é essa multiplicação de miséria, para a seguir receber um voto, através de qualquer objecto material que naquele momento as pessoas precisem. Qual é o desafio? Como fazemos? Para que um povo onde a pirâmide de Maslow está no nível mais baixo, veja na república a resposta institucional que as gerações futuras precisam para não seguir nesse ciclo de pobreza. A admiração que há em países como o meu, pelo regime Cubano, pelo regime Venezuelano, é absurda.

Essa admiração não é guiada pela razão e pelo conhecimento. São poucos os guatemaltecos que reconhecem, por exemplo, que em Cuba, um engenheiro civil prefere ser taxista. São poucos os guatemaltecos, as pessoas da America Central, e os latino- americanos em geral, que vêem no regine Chavista as atrocidades e as violações de direitos que estão sendo cometidas, porque tudo que vêem é: lá têm educação de graça, lá têm saúde de graça. Nada é de graça. Tudo é pago com algum dinheiro. E quando não há institucionalidade é quando começa a corrupção. E quando ela começa, todo um sistema perde as suas virtudes.

No caso da Guatemala, temos eleições no próximo ano, e infelizmente, as três pessoas que provavelmente chegarão à presidência, vão pela via populista. Sejam de esquerda ou de direita, porque outra coisa que temos que reconhecer é que o populismo está impregnado em todas as ideologias. O mecanismo que os populistas usam é seguir com esse discurso. Você está mal, porque alguém está bem. E o que temos que resgatar é que todos podemos estar bem. Que o facto de uma pessoa acumular riquezas não impede a outra de acumular também. Mas para isso, precisamos de instituições. Precisamos de segurança jurídica. Precisamos de um Estado correcto. E acima de tudo, resgatar nos nossos parlamentos o respeito e a admiração pelo debate de ideias com argumentos baseados na lógica e na razão. Mas um povo que não tem educação, não vai exigir dos seus políticos um debate com lógica e razão, com argumentos, e será facilmente manipulado através das paixões.

As ferramentas que proporcionam a Era do Conhecimento são a chave. Utilizar as redes sociais, a tecnologia, e a facilidade de comunicação que temos com apenas um clique entre todo o continente, onde compartilhamos o mesmo idioma, compartilhamos a cultura, que compartilhemos agora uma troca de ideias, para começar a expor e acabar com o populismo pelo que ele é, uma desconsideração da pobreza, da ignorância e de manter os povos submissos sob a ilusão de que só os bens materiais importam ao votar.

É por isso, amigos, que lhes proponho, que amanhã ao assinarmos a Declaração de Zaragoza, todos, como líderes latino-americanos que somos, nos comprometamos a acabar com o populismo utilizando a tecnologia, e usando como ferramenta a república, que é o único sistema que realmente resgata as instituições, baseando-se na razão, na lógica, nos argumentos, e na troca de ideias.


Muito obrigada.





Sem comentários: