O fabricante de bebidas PepsiCo, produtor da Pepsi, assinalou que não realizará nem respaldará pesquisas que utilizem tecidos humanos embrionários ou fetais, conseguindo assim que um grupo pró-vida dos Estados Unidos ponha fim ao seu boicote à empresa.
«Podemos assegurar que a PepsiCo não realizará ou financiará a pesquisa, incluída aquela feita por parte de terceiros, que utilize qualquer tecido humano ou materiais celulares derivados de embriões ou fetos», disse Paul Boykas, vice-presidente de Política Pública Global da PepsiCo.
Boykas assegurou isto numa carta remetida a Debi Vinnedge, directora executiva da organização Children of God for Life, no dia 26 de Abril. Este grupo protestou durante vários meses pelos vínculos da PepsiCo com uma empresa que utiliza materiais celulares de fetos abortados na criação de produtos adoçantes.
Em resposta à carta, Vinnedge disse que a sua organização está «absolutamente encantada» com a decisão da empresa. Alentou aos opositores da pesquisa a agradecer à PepsiCo e retomar a compra de produtos da companhia.
«Eles escutaram os seus clientes e fizeram uma declaração sábia e profunda da integridade corporativa que merece o maior respeito, admiração e apoio do público», disse no dia 30 de Abril.
Brad Mattes, diretor executivo do Life Issues Institute, que se uniu ao boicote contra a PepsiCo, também elogiou a acção da companhia.
«Estamos muito agradecidos à PepsiCo e em especial a todos os que enviaram uma mensagem forte e clara à gestão desta empresa. É da nossa incumbência vigiar de perto a situação para assegurar-se de que a PepsiCo se mantenha fiel à sua palavra», disse.
Em Agosto de 2010, PepsiCo assinou um acordo por quatro anos e 30 milhões de dólares com a companhia Senomyx, com sede em San Diego, Califórnia (Estados Unidos), para desenvolver os adoçantes de alta potência para as suas bebidas. As maiorias das patentes da Senomyx envolvem a linha de células de fetos abortados HEK-293, que se originou nos rins humanos embrionários.
Children of God for Life pôs em marcha um boicote contra a PepsiCo em Maio de 2011, pressionando a empresa e outros sócios da Senomyx para que cortem todos os laços com a empresa de pesquisa.
A famosa marca Campbell Soup cortou seus vínculos com a Senomyx em 2011, pouco depois de que se desvelaram suas conexões com a pesquisa com células fetais.
Na sua carta de Abril, o vice-presidente da PepsiCo assinalou que a Senomyx não utilizou células HEK ou de qualquer outro tecido ou linhas celulares procedentes de embriões ou fetos humanos na sua pesquisa para a Pepsi.
Para Vinnedge «tem um sentido financeiro» que a Senomyx e os seus sócios deixem de usar as linhas de células de fetos abortados.
«A Senomyx tem que deixar de usar as linhas de células de fetos abortados por completo e vamos seguir pressionando-os para que o façam», disse.
Trinta e cinco organizações pró-vida participaram do boicote. Children of God for Life indicou que ouviram muitas mulheres autodenominadas pró-aborto que estavam decepcionadas pelo uso de linhas de células de fetos abortados por parte do Senomyx.
A Vinnedge animou os opositores da pesquisa a mostrarem «o seu reconhecimento e apoio» à PepsiCo. Além dos refrigerantes Pepsi-Cola, a PepsiCo é fabricante do Gatorade, os sumos Tropicana, os produtos Quaker Oats, e os snacks Frito Lay.
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