quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Missa é mais que um ritual, é missão



Bento XVI

Ao celebrar a Santa Missa do Domingo do Bom Pastor na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI ordenou nove presbíteros e recordou que a celebração da Missa muito mais que um ritual, é uma missão.

Na celebração da cerimónia também participaram o Vigário Geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini; o Bispo Auxiliar de Roma, Dom Filippo Iannone, assim como outros Bispos Auxiliares e os Superiores dos diferentes seminários.

Os nove sacerdotes, provenientes de diversos seminários de Roma, passarão a formar parte da Diocese de Roma, e um deles à Diocese de Bui Chu, no Vietnam.

Durante a homilia, Bento XVI assinalou que «para o sacerdote, celebrar cada dia a Santa Missa não significa desenvolver uma função ritual, mas uma missão que envolve inteiramente e profundamente a existência, em comunhão com Cristo ressuscitado que, em Sua Igreja, continua a actuar o Sacrifício redentor».

«Esta dimensão eucaristica-sacrificadora é inseparável daquela pastoral e também constitui o núcleo de verdade e de força salvadora, na qual depende a eficácia de cada actividade. Naturalmente, não falamos da eficácia somente sobre o plano psicológico ou social, mas da fecundidade vital da presença de Deus a nível humano profundo».

Bento XVI sublinhou que o «o presbítero é chamado a viver em si mesmo o que experimentou Jesus na primeira pessoa, isto é, dando-se plenamente à pregação e a cura do homem sobre todo mal do corpo e do espírito. E, depois, finalmente, reassumir tudo no gesto supremo de "dar a vida" pelos homens, gesto que encontra sua expressão sacramental na Eucaristia, memorial perpétuo da Páscoa de Jesus».

O Papa indicou que este gesto «encontra sua expressão sacramental na Eucaristia, memorial perpétuo da Páscoa de Jesus».

Sem comentários: