segunda-feira, 6 de outubro de 2014


Cristo hippie?!...


Heduíno Gomes

Um dia destes, foi motivo de notícia em certos meios de comunicação da Igreja uma declaração apresentada como sendo do Papa, oriunda da Rádio Vaticano, e logo reproduzida – certamente com muito gosto – pela Pastoral da Cultura do padre Tolentino, segundo a qual Jesus não iria muito à bola com «regras». Preferiria o «risco» e a «surpresa».

Eu, que naturalmente não gosto de más surpresas, fiquei desagradavelmente surpreendido com tais declarações, que entendi contra tudo o que consta no Antigo e no Novo Testamento. E ainda, achando essas declarações perigosas e deseducativas em qualquer época, mais perigosas e deseducativas as achei ao serem aventadas numa época em que a dominante é a irresponsabilidade, a permissividade , a anarquia, o relativismo...

Ao ler o texto, verifiquei, contudo, que a suposta alergia de Jesus Cristo às regras estava muito explícita no título mas não tanto no corpo da peça.

Pensei cá para comigo que coisa estaria por detrás de tal peça e de tal título, tal e qual os li.

Erro de expressão do Papa? Mas quem sou eu para julgar?

Confusão doutrinal? Mas quem sou eu para julgar?

Irresponsabilidade pastoral? Mas quem sou eu para julgar?

Deficiência auditiva do repórter, que não entendeu bem? Mas quem sou eu para julgar?

Erro de tradução? Mas quem sou eu para julgar?

Deformação voluntária ou involuntária do título original pelo redactor da Pastoral da Cultura? Mas quem sou eu para julgar?

Incompreensão minha da doutrina? E quem sou eu para me julgar?

E assim fiquei alguns dias nesta cruel dúvida.

Eis que – para minha tranquilidade, milagrosamente ou numa feliz coincidência, se é que há coincidências –, hoje, segunda-feira da 27.ª semana do Tempo Comum, recebi na minha caixa de correio electrónica o boletim diário do Evangelho Quotidiano (http://levangileauquotidien.org/main.php, para quem quiser receber, e em português), que reza assim no início da parábola do bom samaritano (Lucas, 10, 25-26):

«Naquele tempo, levantou-se um doutor da Lei e perguntou a Jesus para O experimentar: ‘Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?’
Disse-lhe Jesus: ‘Que está escrito na Lei?’»

Uf!!! Que alívio!!! Afinal Jesus, como eu já desconfiava, não era hippie!

Parece que há pessoas que andam
a frequentar muito o canal Hollywood.






Sem comentários: