quinta-feira, 23 de maio de 2013

Porta-voz vaticano nega
que o Papa tenha feito
um exorcismo em São Pedro


O porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, negou que o Papa Francisco tenha realizado um exorcismo na Praça de São Pedro no Domingo 19 de Maio na Solenidade de Pentecostes.

Em declarações ao Grupo ACI, o director do Escritório de Imprensa da Santa Sé referiu que «o Papa não teve nenhuma intenção de realizar um exorcismo, portanto é absolutamente falso que tenha feito isso. Simplesmente fez uma oração pelo doente».

As especulações sobre o suposto exorcismo realizado pelo Papa surgiram devido a um vídeo colocado na Internet pelo canal TV 2000 da Conferência Episcopal Italiana. O vídeo é a promoção do programa «Vade Retro» (uma fórmula em latim que se usa nos ritos de exorcismo e que significa «volta atrás» ou «retroceder») no qual o sacerdote legionário Juan Reveja apresenta um jovem ao Papa.

O que o presbítero disse ao Papa não se sabe, mas vê-se o Santo Padre com o semblante sério e logo em atitude de oração pelo menino em cadeira de rodas. Depois põe ambas as mãos sobre ele.

Enquanto o Papa rezava, ouve-se um som como de um grunhido que provém do jovem que abre a boca e se encolhe um pouco sobre a sua cadeira de rodas.

A segurança vendo o que aconteceu apressaram-se para aceitar uma carta que o Padre Reveja tinha antes do Santo Padre passar para cumprimentar outra pessoa.

«Como é normal, muitos doentes e muitas pessoas com dificuldade são apresentados ao Papa, e ele ora por eles sempre», disse o Padre Federico Lombardi ao Grupo ACI.





Sem comentários: