terça-feira, 23 de abril de 2013

Vaticano: Papa critica
«arrivistas» na Igreja

O Papa Francisco alertou hoje no Vaticano para o que denominou como «arrivistas» na Igreja, convidando os católicos a serem «humildes, pobres e mansos».

«Nas comunidades cristãs há estes arrivistas, não? Procuram o seu e, consciente ou inconscientemente, fingem para poder entrar (na Igreja), mas são ladrões e salteadores», disse, na homilia da missa que celebrou na capela da Casa de Santa Marta.

Segundo o Papa, estas pessoas «roubam a glória a Jesus» por procurarem «a sua própria glória», numa religião «de negócio», em que as pessoas apenas se elogiam umas às outras.

«Estes não entraram pela verdadeira porta: a porta é Jesus e quem não entra por esta porta engana-se», observou.

Francisco apresentou as «bem-aventuranças» como a marca distintiva da vida dos católicos e deixou um pedido directo a cada um dos presentes: «Sê humilde, pobre, manso, justo».

«Alguém poderá dizer: ‘Padre, você é fundamentalista’. Não, isto é simplesmente o que disse Jesus: ‘Eu sou a porta’, ‘eu sou o caminho’, para dar-nos a vida», acrescentou.

Para o Papa argentino, esta é uma porta que «não engana, não é falsa» e mostra a verdade «com ternura, com amor».

«Por vezes (a porta) está fechada: nós estamos tristes, desolados, temos problemas em bater à porta. Não procuremos portas que parecem mais fáceis, mais confortáveis, mais à mão, mas sempre esta: Jesus», acrescentou.

Francisco considerou, por isso, que é necessário rejeitar a «tentação de procurar outras portas ou janelas para entrar no Reino de Deus», porque todos os que procuram «entrar pela janela» são «ladrões e salteadores».

Neste contexto, prosseguiu, quem quer «fazer proveito para si próprio» é alguém que «quer sair» da Igreja.





Sem comentários: