sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Anglicanos rejeitam a ordenação de mulheres bispo

O sínodo dos anglicanos na Inglaterra rejeitou ontem a ordenação de mulheres «bispos», postura que era apoiada pelo arcebispo de Canterbury e líder máximo da comunhão anglicana, Rowan Williams, e pelo seu recentemente designado sucessor, Justin Welby.
 
Para ser aceite, a proposta devia obter o apoio de dois terços do Sínodo Geral dos anglicanos. Embora tenha passado pelos bispos e pelos membros do clero anglicano, não teve o apoio dos leigos.
 
Conforme refere a BBC de Londres, «o debate sobre a nomeação de mulheres bispo é um dos temas que provocou mais divisões no seio da Igreja Anglicana que já votou a favor de ordenar mulheres sacerdotes há 20 anos».
 
A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna depois de algumas das suas comunidades, como a igreja episcopal dos Estados Unidos, terem aprovado a ordenação de bispos homossexuais e mulheres «bispos».
 
Em Novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, na qual estabelece a forma como os anglicanos, que assim o queiram, possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.
 
Em 15 de Janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham para a Inglaterra e Gales, como «uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos podem ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos do seu património anglicano».
 

Sem comentários: