terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Equipa mais católica do Brasil,
Vasco da Gama,
mantém capela no estádio

Sérgio Rangel 
Futebol e religião quase sempre caminharam juntos. No Vasco, isso é ainda mais certo. Fundado por portugueses, o clube carioca não esconde seu culto à fé católica. O Vasco é a único time grande brasileiro com uma capela dentro do estádio.

A capela Nossa Senhora das Vitórias fica atrás de uma das balizas já inviabilizou inúmeros projectos de ampliação do estádio de S. Januário.

A direcção não admite destruir o templo para fechar o anel da arquibancada. O clube não funciona nos feriados católicos. Há só três anos, a quipa  foi autorizada a treinar no estádio nessas datas. Até nas entrevistas, os jogadores são obrigados a falar diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

«Essa fé é importante para o clube. Nos últimos dias, estamos a rezar ainda mais, para o Vasco conquistar o título (do Campeonato Brasileiro)», afirmou o frei Eneas Berilli, responsável pela capela em São Januário.

O local é uma das atrações do estádio antigo. Uma de suas atribuições é celebrar missas e baptizados. O presidente Roberto Dinamite casou.se lá.

O templo foi inaugurado em 1955. A sua construção contou com a ajuda de dez clubes portugueses, que mandaram caixas com terra de suas Sedes. Porto, Benfica e Sporting foram alguns deles.

No próximo ano, o Vasco vai começar a dar aulas de catequese aos atletas das categorias de base cruzmaltinas.

«Encaminhar os meninos na fé cristã é importante», afirmou o frei, que é adepto da equipa de São Januário.

O culto a Nossa Senhora das Vitórias começou em 1923. Durante a conquista do primeiro campeonato carioca, o então presidente Antônio Campos oferecia medalhas da santa aos jogadores da equipa antes dos jogos.

«A capela está também na história da selecão», disse o frei. «em 1958  os jogadores foram ao templo antes da viagem para a Suécia pedir proteção. Após a conquista, eles voltaram para agradecer.»

No elenco atual, os meias Felipe e Juninho Pernambucano são os jogadores mais ligados às tradições católicas. Eles chegam até a frequentar as reuniões na capela.

Entretanto, a maior parte dos jogadores é evangélica, mas não se opõe aos cultos católicos em São Januário.

Felipe é dúvida para o clássico com o Fluminense, amanhã, no Engenhão. Os cruzmaltinos precisam da vitória para permanecer na luta pelo título do Brasileiro. Também é importante rezar para o Corinthians tropeçar.

«O Vasco é um clube muito católico, mas não vejo problema nisso. Tudo ajuda», disse o técnico Cristóvão Borges, que sempre dá entrevistas coletivas de frente para a imagem de Nossa Senhora Aparecida.






Sem comentários: