O P. Gabriele Amorth, sacerdote exorcista da diocese de Roma e um dos mais conhecidos na matéria, assinalou à agência ACI Prensa que o agora Beato Papa João Paulo II se converteu, nos últimos anos, num poderoso intercessor na luta contra o demónio.
O P. Amorth tem 86 anos de idade e 70 mil exorcismos na sua experiência. O que disse em primeiro lugar na entrevista é que “o mundo deve saber que Satanás existe”.
No seu pequeno e singelo gabinete na zona sudeste de Roma, onde realizou milhares de exorcismos, o sacerdote contou que às vezes invoca a ajuda de Santos, homens e mulheres, entre os quais destaca João Paulo II, beatificado pelo Papa Bento XVI.
Durante os exorcismos, contou o sacerdote: “perguntei ao demónio mais de uma vez: ‘Porque João Paulo II te faz tanto medo?’ E tive duas respostas distintas, ambas interessantes”.
“A primeira foi: ‘porque ele desarmou os meus planos’. E acredito que com isso se refere à queda do comunismo na Rússia e na Europa do Leste. O colapso do comunismo”.
“Outra resposta que o demónio me deu foi ‘porque tirou das minhas mãos muitos jovens’. Há muitos jovens que, graças a João Paulo II, se converteram. Talvez alguns já fossem cristãos mas não praticantes, e com João Paulo II voltaram à prática”.
Ao ser perguntado sobre o intercessor mais efectivo de todos, o P. Amorth respondeu à ACI Prensa sem duvidar: “É óbvio que a Virgem é a mais efectiva. E quando é invocada como Maria!”
“Uma vez perguntei a Satanás: ‘Mas porque te assusta mais quando invoco Nossa Senhora que quando invoco Jesus Cristo?’ Respondeu ‘Porque me humilha mais ser derrotado por uma criatura humana do que ser derrotado por Ele”.
O sacerdote disse também que é importante a intercessão dos que ainda vivem através da oração. Os cristãos podem rezar pela liberação de uma alma, um dos três elementos que ajudam neste processo, aos quais se somam a fé e o jejum.
“O Senhor deu (aos Apóstolos) uma resposta que também é muito importante para nós, os exorcistas. Disse que para vencer o demónio se necessita de muita fé, muita oração e muito jejum: Fé, oração e jejum”.
O sacerdote, membro da Sociedade de São Paulo, explicou que “o diabo e os demónios são muitos e têm dois poderes: os ordinários e os extraordinários”.
“O poder ordinário é a capacidade de tentar o homem para distanciá-lo de Deus e levá-lo ao inferno. Esta acção realiza-se contra todos os homens e as mulheres de todo lugar e religião”.
Sobre os poderes extraordinários, o P. Amorth indicou que estes se concentram numa pessoa específica e existem quatro tipos:
“A possessão demoníaca para a qual se requer um exorcismo, o vexame demoníaco, como o que sofreu em reiteradas ocasiões o Santo Padre Pio de Pietrelcina, que era golpeado fisicamente pelo demónio; as obsessões, que levam a pessoa ao desespero; e a infestação, quando o demónio ocupa um espaço, um animal ou inclusive um objecto”.
O sacerdote alertou que estes factos são pouco frequentes mas estão a aumentar. Também referiu a sua preocupação pela cada vez maior quantidade de jovens que são afectados por Satanás através das seitas, as sessões de espiritismo e as drogas.
Finalmente na entrevista o P. Amorth propôs um breve guia a ser tomado em conta na luta contra Satanás:
“As tentações do demónio são vencidas sobretudo evitando as ocasiões, porque o demónio procura sempre os nossos pontos mais fracos. E devemos fazê-lo com a oração. Nós, os cristãos, temos uma vantagem porque temos a Palavra de Deus.”
Sem comentários:
Enviar um comentário