domingo, 12 de junho de 2011

Imagem Peregrina de Nossa Senhora
regressou de S. Tomé e Príncipe

Desde 29 de Abril, uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima esteve em S. Tomé e Príncipe, numa iniciativa promovida pelo bispo local, o português D. Manuel Santos, que respondeu desta forma aos anseios da população santomense. Hoje, 5 de Junho, a imagem foi entregue no Santuário de Fátima.

Presidiu à eucarística dominical internacional, às 11:00 no Recinto de Oração, o próprio D. Manuel Santos. Várias famílias santomenses a residir em Portugal participaram na celebração. A animação musical, além da presença habitual do Coro do Santuário, contou este domingo com os ritmos de S. Tomé e Príncipe, através da presença do grupo “A Voz da Esperança”, de Sacavém e constituído em especial por santomenses.

“Durante um mês e uma semana, a Virgem Maria semeou esperança, foi aclamada, ouviu as preces e os cantos dos seus filhos. Foi sem dúvida um momento de graça que, esperamos, dê fruto no coração de todos. Que a Mãe do Céu encha todos nós com as suas bênçãos”, recordou D. Manuel Santos na parte final da homilia.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorreu as várias paróquias da Diocese de São Tomé e Príncipe. Um dos pontos alto da visita aconteceu a 8 de Maio, com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima Peregrina em Bate-Pá.

“De avião, de barco, de carro, transportada aos ombros… a Mãe do Céu fez-se peregrina pelos caminhos das ilhas verdes deste arquipélago do Golfo da Guiné”, recordou o prelado, que enumerou todas as paróquias de S. Tomé e Príncipe.

Em nome do povo de São Tomé e Príncipe e em seu nome pessoal, D. Manuel Santos agradeceu “a quantos tornaram possível este evento”.

“Obrigado sobretudo à Mãe do Céu por peregrinar connosco”, conclui. Após estas palavras ouviu-se no santuário uma salva de palmas.

Sem comentários: