segunda-feira, 7 de março de 2011

Uma Fé assim...

«Jesus, Filho de David, tem piedade de mim!»

                                                  Mc 10, 47

«Jesus, Filho de David, tem piedade de mim!»
Assim gritava o cego Bartimeu à beira da estrada,
ao saber que Jesus passava.

Até aquele dia, Bartimeu limitava-se a pedir esmola a quem passava.
Porém, a Jesus não pede esmola, mas a cura: «Mestre, que eu veja!»

Porquê então esta diferença no pedido?

A resposta é simples:
Bartimeu acreditava verdadeiramente que só Jesus podia
o que os outros não podiam: curá-lo.

Esta certeza inabalável, a que o próprio Jesus chama Fé
é o que faz a diferença.
É o que torna possível o impossível,
alcançável o inalcançável.

Não era a certeza numa ideologia, numa religião ou num código de conduta,
mas a Fé num Homem concreto que ele encontrou à beira da estrada.

É duma Fé assim que eu preciso, totalmente centrada em Cristo,
liberta das minhas muitas certezas e presunções
que mais não são do que as minhas cegueiras
as que me não deixam ver o que Deus pode fazer em mim,
se eu quiser, se eu deixar...

                                                            Rui Corrêa d’ Oliveira





Sem comentários: