quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A política também é um caminho para a santidade

O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Carrera, chamou os políticos a procurar a santidade servindo o bem comum.


«A actividade política deve realizar-se com espírito de serviço. É uma verdadeira vocação que dignifica aquele que a exerce, concretamente no governo, no estabelecimento das leis e na administração pública, nos seus diversos âmbitos», afirmou o Cardeal durante a festividade de Santo Tomás Mouro, patrono dos políticos e legisladores católicos.

O Cardeal Rivera criticou a atitude de pôr interesses pessoais ou de grupo por cima do bem comum. «Não se trata de dar volta aos problemas mas sim de enfrentá-los com o testemunho de uma fé coerente. Numa sociedade leiga devemos ser respeitosos aos fiéis e aos de outro credo, mas nunca envergonhar-nos para calar nossos princípios e convicções».

Em relação aos legisladores, o Arcebispo do México assinalou que «na actual sociedade pluralista, o legislador cristão se encontra com situações que contrastam e se confrontam com a consciência», e portanto «será a prudência cristã a virtude que lhe indique como comportar-se sem renunciar à voz de sua consciência rectamente formada, e cumprir sua tarefa de legislador».


Sem comentários: