segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bento XVI: «O Evangelho não é uma lenda»

Bento XVI destaca a dimensão histórica da vida de Jesus de Nazaré

Bento XVI defendeu este Domingo que o Evangelho não é «uma lenda» mas a narração de «uma história verdadeira» e que Jesus de Nazaré «é uma personagem histórica inserida naquele contexto preciso».

Perante cerca de 40 mil pessoas reunidas para a recitação do Angelus, o Papa referiu-se ao Evangelho deste II Domingo de Advento, em que Lucas fala de João Baptista, considerado o precursor do Messias, e traça com grande precisão as coordenadas espacio-temporais da sua pregação.
«Depois desta ampla introdução histórica, a palavra de Deus é apresentada como uma força que desce do alto e poisa sobre João Baptista».
Citando a este propósito Santo Ambrósio, Bispo de Milão cuja festa ocorre a 7 de Dezembro, Bento XVI sublinhou que «a Palavra de Deus é o sujeito que move a história, inspira os profetas, prepara o caminho do Messias, convoca a Igreja».
«O próprio Jesus é a Palavra divina que incarnou no seio virginal de Maria, nele, Deus revelou-se plenamente, disse-nos e deu-nos tudo, abrindo-nos os tesouros da sua verdade e da sua misericórdia. Desceu portanto a Palavra para que a terra, que antes era um deserto, produzisse os seus frutos para nós».
Na Igreja, apontou o Papa, «está sempre em acto uma luta entre o deserto e o jardim, entre o pecado que torna a terra árida e a graça que a irriga para que produza frutos abundantes de santidade».




Sem comentários: