quarta-feira, 23 de abril de 2014

Basílica de Nossa Senhora do Rosário
fecha para obras após peregrinação de Maio


António Valinho, reitoria do Santuário de Fátima

Tendo como horizonte a celebração do centenário das aparições, o Santuário de Fátima vai realizar uma profunda intervenção de limpeza e restauro no interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o que levará ao seu fecho durante um largo período de tempo.

Visitas aos túmulos dos videntes manter-se-ão
praticamente sempre acessíveis

Desde a sua construção, a utilização continuada do edifício ao longo de várias décadas levou ao escurecimento das superfícies interiores e ao desgaste de alguns materiais.

Muito embora os trabalhos a levar a efeito sejam fundamentalmente de carácter conservativo e de limpeza, aproveitar-se-á a ocasião para desenvolver outras importantes intervenções, como por exemplo ao nível da iluminação e do som. A obra compreende ainda a melhoria das condições de segurança dos peregrinos, designadamente das acessibilidades.

Será igualmente dada uma atenção muito especial a todo o património artístico. Os espaços anexos, nomeadamente a sacristia e a Capela de S. José, serão também melhorados.

Pareceu ainda ajustado efectuar uma intervenção que valorize mais a visita aos túmulos dos pastorinhos e a veneração das relíquias dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Neste contexto, é intenção do santuário criar um itinerário devocional que permita aos peregrinos a oração junto das relíquias dos videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento.

Outro trabalho de grande monta a realizar durante a mesma altura é o da restauração do grande órgão de tubos da basílica. Pretende-se fazer a renovação do instrumento, aproveitando tanto quanto possível o existente, mas na consciência de que muita coisa terá de ser alterada.

Os trabalhos terão início no dia 14 de Maio deste ano e deverão prolongar-se durante vários meses, em princípio até ao final do ano de 2015. Por esta razão, as celebrações que ali tinham lugar serão transferidas para outros locais, como segue: as missas oficiais das 07:30, 09:00, 12:30, 15:00, 16:30 e 18:30 passarão para a Capela da Morte de Jesus, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade; a missa das 11:00, de segunda a sábado, será celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.

Garante-se, no entanto, que a visita aos túmulos dos pastorinhos se manterá acessível praticamente em todo o período das obras, com excepção de um ou outro momento em que as razões de segurança exijam a sua interdição.

O santuário agradece, desde já, a melhor compreensão de todos os peregrinos e visitantes de Fátima para os inconvenientes que as obras possam causar.





Sem comentários: