sábado, 7 de dezembro de 2013

Crónica de França
Acentuando-se a dificuldade
da maçonaria francesa
em recrutar novos membros,
gritam «A República está em perigo!»...


Pierre-Alain Depauw

Na região de l’Indre-et-Loire, as redes do Grande Oriente de França estão em ebulição. O «templo» dos «três pontos» da loja «Concorde et Solidarité lochoise», dependente  do Grande Oriente de França, mudou-se de Loches para Beaulieu. Todos os meses, eles são uma trintena a ir «pranchar» na «oficina». Yann Lequitte é o «Venerável» desde Junho último. E eis que, na actualidade, ei-lo a anunciar que pretende «fazer saber publicamente aos cidadãos que os franco-maçons do Grande Oriente de França trabalham na cidade para defender os valores republicanos». Ou não será isto antes pelo desinteresse por entrar na maçonaria que se verifica por todo o lado em França?


Em conjunto com o «Comité Laicidade República Sud-Touraine» e as sete outras lojas do Grande Oriente no Indre-et-Loire, organizou em Novembro uma projecção e debate sobre o filme «A separação», acerca da lei da separação da Igreja do Estado, na presença do autor do filme, Bruno Fuligni, e do antigo «Grão-Mestre Adjunto» do Grande Oriente Jean-Philippe Marcovici. O Grande Oriente – que reivindica 400 filiados no Indre-et-Loire – previu actividades sobre este tema em toda a região.

Philippe Adam, presidente do «Comité Laicidade República Sud-Touraine» (CLR-ST), está agitadíssimo: «É importante que nos lembremos da lei da laicidade 1905 por dever e mais que tudo por necessidade quando a República está em perigo». E declara mesmo à imprensa local as razões da sua inquietação, nomeadamente que «a Frente Nacional se apropria da laicidade para a desfigurar, os ataques racistas, ...  Ouve-se voltar o ruído das botas.» Sem esquecer o caso do Conselho Municipal de Fontgombault, no vizinho Indre, que «rejeita em bloco uma lei sob pretextos dogmáticos e participa assim no desmoronamento da República», referindo-se à decisão do município de recusar fazer o casamento de pessoas do mesmo sexo em nome de «uma lei natural, superior às leis humanas».

O «Comité Laicidade República Sud-Touraine» (CLR-ST) preconisa intervir na campanha das municipais em Loches e no Sud-Touraine interpelando os candidatos. Desnecessário será dizer que o Grande Oriente estará igualmente muito presente nestas eleições municipais…





Sem comentários: