terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vaticano investiga ex-núncio acusado
de abusos


Arcebispo Joseph Wesolowski ex-núncio
na República Dominicana
O director da Sala de Imprensa da Santa Sé reafirmou o compromisso do Vaticano para prosseguir com as investigações no caso do ex-núncio na República Dominicana, o Arcebispo Joseph Wesolowski.

O sacerdote fez estas declarações logo depois da difusão de uma reportagem onde um adolescente narrou uma série de detalhes dos abusos que ele e outro rapaz sofreram por parte do Arcebispo Wesolowski.

O ex-núncio foi destituído do seu cargo no último dia 21 de Agosto, depois das acusações que pesavam sobre ele e que levaram o Vaticano e a procuradoria da República Dominicana a iniciarem uma investigação sobre o caso.

Em 5 de Setembro, os bispos dominicanos convocaram uma conferência de imprensa em que expressaram o seu total apoio às investigações que as autoridades locais estão realizando sobre este caso.

Nesse dia também pediram perdão pelo caso do ex-núncio e de outros sacerdotes. Num texto assinado pelo Arcebispo de Santo Domingo e Presidente do Episcopado Dominicano, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, manifestaram o desejo de «purificar a Igreja, tirando do ministério aqueles que o exercem indignamente e não merecem ser chamados sacerdotes».

Esta purificação, indica o texto, deve dar-se com «a colaboração dos autênticos sacerdotes, que são a maioria, e da comunidade eclesial».

O Cardeal solicitou também à justiça dominicana actuar com «firmeza» e «clarividência» ao investigar as denúncias.





Sem comentários: