sábado, 21 de setembro de 2013

Que referências morais da escola
«democrática»?

Heduíno Gomes

(A propósito da professora porno de Mértola e dos seus chefes muito «compreensivos»)

Antigamente, ser professora – e professor – constituía uma referência moral. Com a chamada «democratização do ensino», na escola tudo foi «democratizado» e lá se vai a referência...

Alguns professores e professoras perderam a compostura e daí também a sua autoridade moral. Vestuário chunga, despudor chunga (passo o pleonasmo), cabeleira chunga, linguagem chunga, higiene chunga, postura chunga, «educação sexual» chunga. E ainda, por vezes, com umas passas à mistura.

Contou-me uma professora normal  – que ainda há – duma escola secundária que, certa vez, lhe chegaram ao pé uns alunos já matulões a pedir-lhe que dissesse à stôra de educação física que não andasse pela escola vestida daquela maneira... Eles lá sabiam porquê. E a stôra certamente também sabia porque andava assim.

Que exemplo darão tais mestres aos seus alunos? Que ordem moral e disciplinar poderão impor?

Neste ambiente «democraticamente» permitido e permissivo, quando as próprias chefias, logo a partir do Ministério, são liberais, relativistas, militantes «do género» e sem referências morais, os professores normais nada podem fazer. Os professores normais sentem-se marginalizados, botas-de-elástico, impotentes... e desmobilizados!

Agora veio a público o caso de uma professora do agrupamento de escolas de Mértola que faria filmes porno para vender, utilizando mesmo a sala de aula nos intervalos, o que teria proporcionado a um aluno assistir a uma parte do espectáculo. A confirmar-se este caso, não é a primeira vez que uma professora tem comportamentos incompatíveis com a qualidade de educadora.

Mas a gravidade de comportamento não está apenas na professora. Pior ainda é o comportamento dos seus superiores do agrupamento escolar. Segundo a imprensa, a direcção da escola começou por referir-se ao assunto como sendo da «vida privada» da professora. Vida privada depravada de uma educadora pública? Então exige-se moral às figuras públicas políticas e depois tolera-se a bandalheira às figuras públicas da educação de crianças? E com a agravante da sujeita utilizar a sala de aula da escola como estúdio de Hollywood?

É grave a pornografia, e mais grave se praticada por um agente da educação, e mais grave ainda se realizada no interior de uma escola. Mas este episódio pontual  não nos deve fazer esquecer a origem da bandalheira: a juntar à permissividade do liberalismo temos a chamada «educação sexual» pro-invertidos imposta pelo lobby corruptor instalado no Ministério da Educação (e televisões), que procura conduzir rapazes e raparigas ao amoralismo, à libertinagem e à homossexualidade. Tais dirigentes da educação nunca poderão tratar devidamente os casos pontuais porque estes têm origem precisamente no ambiente de permissividade e militância antivalores vindos de cima – e bem de cima.

Partindo do princípio de que, quanto maior a responsabilidade, maior é a culpa, cabe perguntar até que ponto vai a badalhoquice destes responsáveis nacionais, regionais e locais pela educação das nossas crianças.

Como mais uma vez se vê, urge proceder a uma limpeza séria nas estruturas do sistema de ensino – dos professores chungas e dos quadros chungas do Ministério da Educação – e repor a decência nesta nobre actividade que é a educação.  Certamente não serão governantes cobardes, oportunistas e permissivos que o farão.





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