quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Religiosas abandonam anglicanismo
para entrar na Igreja Católica


Onze religiosas da Comunidade da Santíssima Virgem, uma das primeiras ordens anglicanas criadas depois da separação da Igreja Católica no século XVI, uniram-se ao Ordinariato criado pelo Papa Bento XVI para receber ex-anglicanos.
As tensões no interior dos anglicanos ficaram mais intensas depois de terem tentado aprovar a ordenação de mulheres bispos, disposição que foi aprovada pelos bispos mas rejeitada pelos leigos em Novembro de 2012.
A Santa Sé anunciou, em Janeiro de 2011, a criação oficial do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham para a Inglaterra e Gales, como «uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu património anglicano».
As ex-religiosas anglicanas, cujas idades variam entre os 45 e os 83 anos, foram recebidas na Igreja Católica no dia 1 de Janeiro, e serão conhecidas daqui para a frente como as Irmãs da Santíssima Virgem Maria.
Na sua homilia, o padre Daniel Seward, pároco do Oratório de Oxford (Inglaterra), deu as boas-vindas às religiosas à Igreja Católica, e assegurou-lhes que «ao que vocês se estão unindo não é nada estranho ou estrangeiro, mas é o vosso próprio património».
«O génio espiritual de São Bento, cuja regra vocês vivem, o estudo e a prática da sagrada liturgia, e a veneração e amor à Mãe de Deus, Nossa Senhora de Walsingham, todas estas coisas são parte da antiga glória deste país, que foi uma vez uma ilha de Santos e de Maria».
As religiosas permanecerão na sua actual residência de forma temporária, até que encontrem um lar permanente.


.

Sem comentários: