segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os desportistas são chamados à perfeição
moral e espiritual acima de qualquer vitória,
diz o Papa Bento XVI

O Papa aos desportistas:
A humildade é o segredo da vitória
O Papa Bento XVI, no seu discurso aos representantes do 32.º Congresso Mundial de Medicina do Desporto, que se reuniram pela primeira vez em Roma para o seu congresso bienal, referiu que todos os desportistas, acima de qualquer vitória ou conquista, são chamados à perfeição moral e espiritual. Participaram no Congresso 117 países dos 5 continentes.
 
Depois de recordar as recentes olimpíadas e paraolimpíadas realizadas em Londres  como ocasiões para «unir as pessoas e os povos na busca comum da excelência competitiva pacífica», o Santo Padre salientou a dimensão espiritual de quem pratica desporto.
 
O Papa disse que «como peritos médicos reconhecem que o ponto inicial do seu trabalho é o atleta a quem eles servem.?Assim como o desporto é mais do que uma competição, cada homem e cada mulher desportivos são mais do que meros competidores: eles são detentores de moral e capacidade espiritual que deve ser enriquecida e aprofundada pelo desporto e medicina desportiva».
 
«Algumas vezes, sucesso, fama, medalhas e a busca de dinheiro tornam-se o primeiro, ou até mesmo o único, motivo para os envolvidos. Acontece por vezes que vencer a todo custo substituiu o verdadeiro espírito do desporto e leva ao abuso e uso indevido dos meios à disposição da medicina moderna».
 
Por isso, prosseguiu o Pontífice, «cientes desta tentação, eu sei que vocês irão discutir esta importante questão durante o vosso congresso. Independentemente das capacidades atléticas ou de qualquer realização física, a pessoa é chamada à perfeição moral e espiritual».
 
«De facto, São Paulo refere na sua primeira carta aos Coríntios, que a excelência espiritual e atlética estão estreitamente relacionadas, e exorta os crentes a treinarem-se na vida espiritual. ‘qualquer atleta`, diz ele, ‘priva-se de tudo para receber a coroa corruptível, mas nós fazemo-lo por uma coroa incorruptível».
 
Bento XVI exortou os profissionais de medicina desportiva a manter antes de tudo a dignidade de seus pacientes, «sendo para eles agentes não somente de cura física e excelência atlética, mas também de regeneração moral, espiritual e cultural».
 
«Como o próprio Senhor assumiu a carne humana tornou-se homem, então cada pessoa humana é chamada a reflectir perfeitamente à imagem e semelhança de Deus», precisou.
 
Por isso, concluiu, «rezo para vocês e para aqueles a quem o vosso trabalho beneficia, que os vossos esforços conduzirão para uma mais profunda apreciação da beleza, do mistério e do potencial de cada pessoa humana, atletas ou não, portadores de deficiência física ou não».
 

Sem comentários: