sábado, 21 de agosto de 2010

Bento XVI:
«Instaurar tudo em Cristo» amando profundamente a Deus

Na sua habitual catequese da Audiência Geral das quartas-feiras, celebrada no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI falou sobre São Pio X, que a Igreja celebra no dia 21 de Agosto. Sobre este santo, o Papa afirmou que os fiéis podem aprender que só estando verdadeiramente apaixonados pelo Senhor, em uma profunda união com Ele, se pode levar os homens a Deus para instaurar tudo em Cristo.



"O Pontificado de São Pio X deixou um sinal indelével na história da Igreja, caracterizado por um notável esforço de reforma, sintetizada no lema 'Instaturare Omnia in Christo', renovar todas as coisas em Cristo", disse o Papa.

Neste sentido, a Rádio Vaticano assinala que Bento XVI evocou as numerosas iniciativas de um Papa "que, quando foi eleito no dia 4 de agosto de 1903, não se sentia à altura". São Pio X reorganizou a Cúria Romana, iniciou os trabalhos para a redação do Código de Direito Canónico e a revisão dos estudos e do método de formação dos futuros sacerdotes com a fundação de vários seminários regionais. Deste modo, ocupou-se da formação doutrinal do povo de Deus, trabalhando para que se conseguisse elaborar um catecismo único.

"Como autêntico pastor que era, tinha compreendido que a situação da época, devido ao fenómeno da imigração, tornava necessário um catecismo ao qual cada fiel pudesse fazer referência independentemente do lugar e das circunstâncias de vida. Como Pontífice elaborou um texto de doutrina cristã para a diocese de Roma que se difundiu por toda a Itália e o mundo. Este catecismo chamado 'de Pio X' foi para muitos uma guia segura na aprendizagem da verdade da fé, graças a uma linguagem singela, clara, e precisa".


Do mesmo modo, o Papa Bento XVI recordou a atenção de São Pio X pela reforma da liturgia. "Ele afirmava que o verdadeiro espírito cristão tem sua primeira e indiscutível fonte na participação activa nos Sacramentos, por isso favoreceu a freqüência quotidiana à Santa Comunhão, adiantando a primeira comunhão das crianças à idade de 7 anos".

O período histórico que lhe correspondeu viver  "levou-o a intervir condenando o modernismo para defender os fiéis de concepções erróneas", por isso em 1909 fundou o Pontifício Instituto Bíblico.

"Queridos irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base de nossa acção apostólica, nos vários sectores em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que deverá ser cultivada e fazer crescer a cada dia: esta é a base de todo o seu ensinamento e de todo seu compromisso pastoral."



.

Sem comentários: