sábado, 17 de julho de 2010

Polémica sobre celibato reside no conflito
com a história e a teologia

O vaticanista Sandro Magister explicou em importante artigo que a "polémica sobre o celibato", que enfrentaram nos meios alguns conhecidos pastores, parte de idéias que estão em conflito com a história e a teologia assim como "uma má compreensão do conceito do celibato do clero".

No artigo intitulado "Eunucos pelo Reino dos Céus. A disputa sobre o celibato", Magister considera que o Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena, "se mostra mais atento às pressões da opinião pública do que aos seus deveres como guia" com a sua "idéia fixa de 'repensar' a disciplina do celibato do clero latino".

Magister recorda que "a 'superação' da disciplina do celibato é há tempos o contrabaixo contínuo da música dos inovadores" e sustenta que "desta música, o que se escuta e entende ordinariamente é um par de coisas".

"A primeira delas é que o celibato do clero é uma regra imposta em séculos recentes só ao clero. A segunda é que os sacerdotes católicos deveriam ter permissão para casar-se como na Igreja primitiva. Infelizmente, estas duas coisas entram em conflito com a história e com a teologia", explica Magister e oferece uma completa recontagem do sustento da disciplina do celibato.

O artigo na íntegra em italiano pode ser visto em:


Sem comentários: