sábado, 27 de março de 2010

Pedofilia, tolerância zero e maquinação

Cardeal Saraiva Martins quer tolerância zero para padres pedófilos e fala de maquinação contra Igreja

O cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da congregação para a Causa dos Santos, defendeu hoje a "tolerância zero" contra os padres pedófilos, mas salvaguardou que por detrás destes casos também há uma "maquinação" para atacar a Igreja.

José Saraiva Martins salientou que os casos de pedofilia não são específicos da Igreja, que a maior parte acontece noutros meios da sociedade e os seus autores não são sacerdotes.

"Não digo que seja a maçonaria ou qualquer outro grupo, só digo que existe uma maquinação, um objectivo muito preciso, bem claro, para atacar a Igreja", afirmou o bispo.

O cardeal português denunciou que na sociedade actual se assiste a uma progressiva descristianização e a uma indiferença religiosa e que se vai impondo uma mentalidade contra os valores cristãos.

Os casos dos padres pedófilos servem de pretexto "para atacar a Igreja", considerou.

Saraiva Martins defendeu os sacerdotes, afirmando que 99 por cento vivem uma vida de sacrifício e de compromisso com a sociedade e, portanto, é "injusto" apresentá-los "como se todos" fossem pedófilos.

Quanto a saber se a Igreja tem ocultado casos de padres pedófilos, o cardeal tentou compreender a mentalidade da altura, e o cuidado que se tentou ter para não cometer erros.

"Tolerância zero para os casos que devem ser punidos, tanto pelo código da Igreja como pelos tribunais civis", afirmou Saraiva Martins, salientando que os bispos não têm razão para esconder esses casos.
Saraiva Martins defendeu as acções e medidas do Papa Bento XVI para resolver os casos de abuso sexual e, na mesma linha, apelou a um maior rigor na escolha de candidatos ao sacerdócio e à formação contínua dos sacerdotes.

(Agência Lusa)

Sem comentários: