terça-feira, 6 de outubro de 2009

Detectar os contravalores que impedem de evangelizar a cultura

O Arcebispo argentino de La Plata, Dom Héctor Aguer, recordou que, desde o princípio, Cristo mandou os seus discípulos evangelizarem a cultura e por isso chamou os fiéis a detectarem os contravalores que afectam a sociedade.

O Prelado assinalou que o termo «evangelização da cultura» se converteu numa linguagem comum no discurso pastoral de nossos dias. Entretanto, sublinhou que isto consiste no mandato de Cristo para todos os povos em seus discípulos.

Como dizia João Paulo II «a fé não entra plenamente num povo se não for pela cultura». «Quer dizer, se não impregna os critérios de julgar, os valores determinantes, as linhas de pensamento, os modelos de vida de um povo. A cultura é, no fundo, o estilo de vida de um determinado povo

Dom Aguer afirmou que na América Latina, assim como na Argentina, existe um substrato cultural marcado desde as suas origens pela fé cristã. A primeira evangelização e as contribuições posteriores têm feito que nos povos exista «uma concepção bíblica do homem», uma referência essencial aos principais mistérios da fé cristã.

«Entretanto esse substrato cultural foi alterado pela presença de ideias, de modelos de conduta, de ideologias contrárias a esta tradição cultural originária, contra da Palavra de Deus, do Evangelho, e da predicação cristã».

Por isso, chamou os cristãos a «detectarem onde estão os contravalores que afectam esse substrato cultural para purificá-los».

«A evangelização da cultura supõe não só uma aproximação, uma empatia para conhecer qual é o terreno no qual nos movemos, mas também um discernimento crítico».

Finalmente, o Arcebispo chamou a sermos testemunhos coerentes da fé, porque só vivendo o cristianismo de um modo autêntico se pode transformar a cultura.

Sem comentários: