quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bento XVI: Toda a reforma da Igreja deve fazer-se nela e nunca contra ela

Na Audiência Geral de 7 de Outubro de 2007, o Papa Bento XVI referiu-se ao exemplo de São João Leonardo, Patrono dos farmacêuticos, que entendeu que «qualquer reforma deve efectuar-se dentro da Igreja e nunca contra a Igreja».

Bento XVI explicou que «a luminosa figura deste Santo convida os sacerdotes em primeiro lugar e todos os cristãos a tender constantemente à alta medida da vida cristã que é a santidade. Apenas da fidelidade a Cristo pode brotar a renovação eclesiástica autêntica».

Naqueles anos, continuou, «na passagem cultural e social entre os séculos XVI e XVII, começaram-se a desenhar as premissas da futura cultura contemporânea caracterizada por uma cisão indevida entre a fé e a razão que produziu, entre seus efeitos negativos, a marginalização de Deus, com a ilusão de uma possível e total autonomia do ser humano, que escolhe viver 'como se Deus não existisse'».

«É a crise do pensamento moderno que tantas vezes evidenciei e que chega frequentemente a formas de relativismo. ».

São João Leonardi, assinalou o Santo Padre, «em diversas circunstâncias sublinhou que o encontro vivo com Cristo se realiza em sua Igreja, Santa mas frágil, enraizada na história e no seu suceder, às vezes escuro, onde trigo e joio crescem juntos, mas sempre instrumento de salvação. Com lúcida consciência de que a Igreja é o campo de Deus não se escandalizou de suas debilidades humanas. Para contrastar o joio escolheu ser bom grão: decidiu amar a Cristo em sua Igreja e contribuir a torná-la cada vez mais um instrumento transparente de Cristo».

Bento XVI assegurou que este Santo «entendeu que qualquer reforma deve efectuar-se dentro da Igreja e nunca contra a Igreja. Nisto, São João Leonardi foi extraordinário e seu exemplo é sempre actual. Toda reforma interessa certamente às estruturas, mas em primeiro lugar deve gravar-se no coração dos fiéis».

Finalmente, disse o Papa, «apenas os Santos homens e mulheres que se deixam guiar pelo Espírito divino, dispostos a tomar decisões radicais e valentes à luz do Evangelho, renovam a Igreja e contribuem, decididamente, para construir um mundo melhor».

Sem comentários: