quinta-feira, 23 de junho de 2016


1916

100 anos das aparições do Anjo


Sou o Anjo da Paz



D. Nuno Brás, Voz da Verdade, 5 de Junho de 2016


Tem passado particularmente despercebido o centenário das aparições do Anjo aos Pastorinhos. De facto, estas aparições tiveram lugar ao longo de 1916 e precederam as aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria. No entanto, as aparições do Anjo são um prenúncio importante da mensagem e dos acontecimentos de Fátima, ajudando-nos a perceber o seu fio condutor.

Na primeira aparição, quando um forte vento sacode as árvores no meio de um dia sereno, aos Pastorinhos aparece a figura de «um jovem dos seus 14 a 15 anos, mais branco que se fora neve, que o Sol tornava transparente como se fora cristal, e duma grande beleza» (Memórias da Irmã Lúcia, I 62). Diz-se «Anjo da Paz» e convida à oração, ao reconhecimento de Deus, ligando desse modo a paz no mundo e a atitude de oração e de adoração.

Outra vez, no Verão e por entre brincadeiras, o Anjo mostra-se novamente a Jacinta, Francisco e Lúcia, identificando-se como «Anjo da Guarda, o Anjo de Portugal». Nesta altura, convida os Pastorinhos a uma das dimensões essenciais do serviço da fé: «De tudo o que puderdes, oferecei a Deus sacrifício em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e súplica pela conversão dos pecadores». E acrescenta:

«Atraí assim, sobre a vossa Pátria, a paz».

E, finalmente, na terceira aparição, o Anjo dá a comunhão aos Pastorinhos, convidando à adoração eucarística, à comunhão com Cristo e com os seus sofrimentos.

A paz no mundo aparece deste modo ligada à oração, à adoração eucarística, ao reconhecimento do lugar de Deus na vida do ser humano e ao modo como nós, cristãos, no entendemos como membros de uma humanidade sofredora e onde a ausência de Deus faz sofrer.

Não creio que seja, de todo, um centenário a esquecer.





Sem comentários: