domingo, 3 de maio de 2015


Os católicos e a autoridade papal


A propósito do unanimismo envolvendo Francisco, num interessante artigo intitulado  Eu Não Gosto Deste Papa!, o padre Nuno Serras Pereira escreve sobre a autoridade papal e a legitimidade de discordância dos católicos com o Papa. A referida unanimidade de apoio a Francisco vem dos mais variados sectores, incluindo dos tradicionalmente inimigos da Igreja e do pensamento cristão, como são os casos dos liberais, da maçonaria e até da esquerda marxista, encontrando-se fora ou dentro da própria Igreja.

Reproduzimos aqui algumas passagens do artigo, aquelas que equacionam a atitude dos católicos sobre a autoridade papal.

«Perante um aparente unanimismo, veiculado por grandes órgãos de comunicação social inimigos de Cristo e da Sua Igreja, de simpatia pelo Papa Francisco, por vezes ouvimos ou lemos as palavras que dão título a este texto: eu não gosto deste Papa!

«Não sei se escandalizarei alguém mas a verdade é que é praticamente irrelevante os gostos ou desgosto com qualquer Papa. Mais, é inteiramente legítimo e, por vezes, obrigatório (previsto no Direito Canónico e confirmado ao longo dos séculos pela vida de muitos Santos), manifestar discordância com decisões governativas ou disciplinares de um Papa; e, por vezes, com imprecisões doutrinais que o mesmo possa exprimir em situações que não comprometem a sua autoridade Magisterial – isso, por estranho que pareça a alguns, é um acto de amor para com o Sumo Pontífice. Pode mesmo acontecer que uma sentença de excomunhão decidida por um Papa seja injusta e, por isso, nula como aconteceu, por exemplo, com o dominicano Savonarola, que virtuosamente se negou a aceitá-la, acabando por ser morto cruelmente numa fogueira; mais tarde o Papa Alexandre VI, autor da mesma, reconheceu o seu erro. Nos dias de hoje admite-se a sua canonização, de Savonarola, que não daquele Papa.

«Todo o católico é livre de gostar ou não de qualquer Papa: a Fé e a Santidade não se medem pela sensibilidade. (...) »





Sem comentários: