sábado, 16 de novembro de 2013

Foi apresentada no Vaticano
a nova revista «Latinitas»


No gabinete de imprensa da Santa Sé foi apresentado o primeiro número da nova série da revista Latinitas, da Pontifícia Academia Latinitatis instituída pelo Papa Bento XVI em Novembro de 2012.

Na apresentação intervieram o Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, o Presidente da Pontifícia Academia do Latinità e Reitor da Universidade de Bolonha, professor Ivano Dionigi e o escritor Valerio Massimo Manfredi.

O primeiro número apresenta-se com um artigo que responde às perguntas: «Latim para quem?, Latim porquê?», do novo director Ivano Dionigi, depois de um epígrafe dedicado ao Papa Francisco.

A revista divide-se numa secção científica – história e psicologia –, outra de humanidades, dedicada à literatura contemporânea em língua latina e outra na arte de ensinar, onde se tratam os problemas da dialéctica das línguas e culturas clássicas da antiguidade até aos nossos dias.

Completam o volume um apêndice redigido em latim com «Breves do Academiae veta notitiae», resumo das principais actividades da Academia; as «Argumenta» ou «abstracts», contribuição da revista segundo as normas internacionais em vigor nas publicações científicas, e um útil «Index universus». A nova Latinitas publicará artigos em latim e pela primeira vem em italiano e noutras línguas.





Sem comentários: