sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lefevbristas expulsam bispo
que negou o holocausto judeu

A Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX, lefebvristas) decidiu expulsar o controvertido bispo britânico Richard Williamson, conhecido por negar o holocausto judeu, depois da sua reiterada falta de respeito e desobediência aos seus superiores nessa organização.

Num comunicado emitido pela Casa Geral da Fraternidade São Pio X informou-se que Williamson "foi declarado excluído da FSSPX por decisão do Superior-Geral e do Conselho, em 4 de Outubro de 2012".

A medida teve lugar depois do distanciamento de Williamson "da direcção da FSSPX há vários anos, negando-se a manifestar o respeito e a obediência devidos a seus superiores legítimos".

Williamson foi um dos bispos excomungados em 1988 depois de serem ordenados por Dom Marcel Lefebvre sem a autorização do Papa. Ele criticou duramente a FSSPX por se aproximar da Igreja Católica.

O Papa Bento XVI, num gesto magnânimo, havia levantado a excomunhão que pesava sobre os quatro bispos em 2009, entre eles Williamson e o actual Superior Geral da FSSPX, Dom Bernard Fellay.

Sem comentários: