segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Papa exorta os católicos
a exercerem cargos públicos
com dignidade e responsabilidade


No seu discurso aos 200 prefeitos da Itália que recebeu no Vaticano pela ocasião dos 150 anos da unidade deste país, o Papa Bento XVI ressaltou que "a função civil é tão eminente e insigne que reveste um carácter quase 'sacro'; portanto, exige ser exercida com grande dignidade e com um vivo sentido de responsabilidade".

Na Sala Clementina do Vaticano e dirigindo-se a estes governadores civis, que estavam acompanhados do ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, o Santo Padre sublinhou que em todo o país "é possível observar os rastos que a fé cristã imprimiu no povo italiano, dando vida a nobres e arraigadas tradições religiosas e culturais, e a um património artístico único no mundo".

O Papa disse que também hoje a Igreja Católica é "uma presença significativa, caracterizada pela proximidade às pessoas, para captar suas necessidades profundas na lógica da disponibilidade ao serviço".

Seguidamente ressaltou que "respeitosa das legítimas autonomias e competências, a comunidade eclesiástica considera seu preciso mandato dirigir-se ao homem em cada contexto, na vida cultural, do trabalho, dos serviços, tempo livre".











Sem comentários: