terça-feira, 22 de março de 2011

Um encontro de pouca Fé

( De O Inimputável)

No próximo dia 9 de Abril ocorrerá em Coimbra o XXVI Encontro Fé e Cultura. Deste encontro, organizado por um respeitável Centro Universitário da Igreja (CUMN), faz parte uma conferencia cujo subtítulo, “A freira, o homossexual e os recasados”, conduz a dois tipos de reacções entre os católicos: tristeza nos mais esclarecidos e confusão na mente dos mais vulneráveis.

Importa sublinhar que a Igreja não é uma democracia e a sua doutrina não se altera com base nas mudanças sociais. Actualmente, dentro da Igreja, instalou-se “a cultura da dúvida”, cuja agenda é gerida ao sabor da moda e do desejo de minorias. Mas, quando se pretende, com o desejo de não-discriminar, obrigar a Igreja a alterar a sua posição relativamente à homossexualidade e ao casamento indissolúvel entre homem e mulher, isso conduz à sua descaracterização; deixa de ser Igreja e passa a ser outra coisa qualquer, volátil e difusa.

Neste âmbito, convém recordar as palavras do Papa Bento XVI: “Manter o difícil como uma bitola que as pessoas possam sempre utilizar como referencia é uma tarefa necessária para não sucederem mais quedas”.

Afinal que Fé é esta quando o indivíduo se opõe a renunciar a si próprio?



Sem comentários: