terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Bento XVI adverte para o perigo
de «panteísmo neopagão»
que põe a natureza acima do homem

Mensagem de Bento XVI à 43.ª Jornada Mundial da Paz


Na sua mensagem à 43.ª Jornada Mundial da Paz, que se celebrará no próximo 1.º de Janeiro de 2010, intitulada «Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação», o Papa Bento XVI explicou que «uma correcta concepção da relação do homem com o meio ambiente não leva a absolutizar a natureza nem a considerá-la mais importante do que a própria pessoa».


Eis alguns extractos do texto apresentado em conferência de imprensa na Santa Sé.

«O magistério da Igreja exprime perplexidades acerca da concepção do ambiente inspirada no ecocentrismo e no biocentrismo, fá-lo porque tal concepção elimina a diferença ontológica e axiológica entre a pessoa humana e os outros seres vivos. Deste modo, chega-se realmente a eliminar a identidade e a função superior do homem, favorecendo uma visão igualitarista da 'dignidade' de todos os seres vivos».

«Assim se dá entrada a um novo panteísmo com acentos neopagãos que fazem derivar apenas da natureza, entendida em sentido puramente naturalista, a salvação para o homem. Ao contrário, a Igreja convida a colocar a questão de modo equilibrado, no respeito pela 'gramática' que o Criador inscreveu na sua obra, confiando ao homem o papel de guardião e administrador responsável da criação, papel de que certamente não deve abusar mas também não pode abdicar.»


«Com efeito, a posição contrária, que considera a técnica e o poder humano como absolutos, acaba por ser um grave atentado não só à natureza mas também à própria dignidade humana».


[A Igreja tem] «responsabilidade em relação à criação e sente que a deve exercer também em âmbito público, para defender a terra, a água e o ar, dádivas feitas por Deus Criador a todos, e antes de tudo para proteger o homem contra o perigo da destruição de si mesmo».


«A degradação da natureza está intimamente ligada à cultura que molda a convivência humana [pelo que] quando a 'ecologia humana' é respeitada dentro da sociedade, beneficia também a ecologia ambiental».


«Não se pode pedir aos jovens que respeitem o ambiente se não são ajudados, em família e na sociedade, a respeitar-se a si mesmos: o livro da natureza é único, tanto sobre a vertente do ambiente como sobre a da ética pessoal, familiar e social».


«Os deveres para com o ambiente derivam dos deveres para com a pessoa considerada em si mesma e no seu relacionamento com os outros. Por isso, de bom grado encorajo a educação para uma responsabilidade ecológica, que, como indiquei na encíclica Caritas in veritate, salvaguarde uma autêntica 'ecologia humana' e consequentemente afirme, com renovada convicção, a inviolabilidade da vida humana em todas as suas fases e condições, a dignidade da pessoa e a missão insubstituível da família, onde se educa para o amor ao próximo e o respeito da natureza. É preciso preservar o património humano da sociedade».


«Este património de valores tem a sua origem e está inscrito na lei moral natural, que é fundamento do respeito da pessoa humana e da criação».


«A busca da paz por parte de todos os homens de boa vontade será, sem dúvida alguma, facilitada pelo reconhecimento comum da relação indivisível que existe entre Deus, os seres humanos e a criação inteira».


«Os cristãos, iluminados pela Revelação divina e seguindo a Tradição da Igreja, prestam a sua própria contribuição. Consideram o cosmos e as suas maravilhas à luz da obra criadora do Pai e redentora de Cristo, que, pela sua morte e ressurreição, reconciliou com Deus 'todas as criaturas, na terra e nos céus' (Cl 1, 20). Cristo crucificado e ressuscitado concedeu à humanidade o dom do seu Espírito santificador, que guia o caminho da história à espera daquele dia em que, com o regresso glorioso do Senhor, serão inaugurados 'novos céus e uma nova terra' (2 Pd 3, 13), onde habitarão a justiça e a paz para sempre».


«Proteger o ambiente natural para construir um mundo de paz é dever de toda a pessoa. Trata-se de um desafio urgente que se há-de enfrentar com renovado e concorde empenho; é uma oportunidade providencial para entregar às novas gerações a perspectiva de um futuro melhor para todos. Disto mesmo estejam cientes os responsáveis das nações e quantos, nos diversos níveis, têm a peito a sorte da humanidade: a salvaguarda da criação e a realização da paz são realidades intimamente ligadas entre si».


«Convido todos os crentes a elevarem a Deus, Criador omnipotente e Pai misericordioso, a sua oração fervorosa, para que, no coração de cada homem e de cada mulher ressoe, seja acolhido e vivido o premente apelo: Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação».


Para ler o texto completo da Mensagem de Bento XVI, carregar AQUI.

Sem comentários: